Rondônia - 19 de novembro de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 9:12 – Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás.

Provérbios 9:12 – Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás.

A grande escolha da vida, que Salomão repete várias vezes, é a escolha da sabedoria. Se você a escolher, você será abençoado; se você a rejeitar, você será punido. Não há como escapar; sua escolha será compensada. Você arcará com as consequências. Sua sabedoria não pode beneficiar a Deus, nem a sua tolice pode atingi-lo (Jó 35:5-8). Você sozinho arcará com as consequências.

Paulo, o Pregador do Novo Testamento, advertiu, “Cada qual levará a sua própria carga.” Não seja enganado; de Deus não se zomba. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. …”

Assim, caro leitor, você deve por a prova o seu próprio trabalho, e então você talvez se regozije em si mesmo, sem ter que se comparar, de forma alguma, com os outros (Gl 6:4)

A personificação da sabedoria se iniciou no capítulo anterior e continua neste com este versículo climático. A Senhora Sabedoria oferece uma casa e um banquete (Pv 9:1-5). O que você vai fazer com ela? Veja os comentários de Provérbios 8:1 e 9:1. Você vai ignorá-la e escolher a morte certa (Pv 8:36)?

Depois desta climática conclusão, somos novamente alertados contra a mulher tola e prostituta, das quais existem muitas no mundo (Pv 9:13-18). Esta mulher está empenhada em destruir os homens jovens. Ela também tem uma casa; preparou uma cama perfumada; mas ela leva o seu convidado, sem que o suspeite, para o inferno com ela (Pv 5:3-13; 6:23-35; 7:6-23; 9:18).

Hoje, caro leitor, você terá que escolher. E amanhã terá que escolher novamente. Porque não se humilhar diante das palavras perfeitas de sabedoria de Deus? Ou você vai rejeitá-las pelo orgulho, teimosia e rebelião do seu ímpio coração? Você não vai conseguir evitar a escolha. Qual será? Você vai governar os seus pensamentos, palavras e ações pela sabedoria revelada; ou você vai rejeitá-la e permitir que hábitos, desejos sexuais, o mundo e outros dirijam a sua vida?

Ezequiel escreveu: “A alma que pecar, essa morrerá.” (Ez 18:20). Salomão advertiu, “Dos seus caminhos se fartará o infiel de coração, mas o homem bom se fartará de si mesmo.” Se você abandonar a sabedoria, o Senhor encherá a sua vida de dolorosos resultados. Mas o homem que rejeitar a tolice ficará satisfeito com as bênçãos pessoais.

Se você brincar com o pecado, você sofrerá por ele; mas se você escolher a santidade, você será abençoado. O caminho do transgressor é duro (Pv 13:15), e você só saberá quando for tarde demais (Pv 1:20-32; Sl 36:1-3). Quando Deus jura em Sua ira, não há escapatória (Pv 29:1; Sl 95:7-11; Hb 2:1-4; 4:1; 10:26-31).

Ló desdenhou a sabedoria e terminou uma vida de bênçãos potenciais, sentado à entrada de uma caverna, arruinado, com suas duas filhas engravidadas por sua própria tolice. Mas Abraão foi considerado um amigo de Deus, justificado e coberto e muitas bênçãos.

Comente pelo Facebook

comentários