Rondônia - 22 de julho de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 24:33 – Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado.

Provérbios 24:33 – Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado.

Você dorme por quanto tempo? Mais do que você precisa? Um pouco mais de sono, certamente, não pode prejudicar! Mas Salomão avisou que um pouco de sono, um pouco de cochilo, e um pouco de aconchego na cama pode lhe custar caro! Dormir demais desperdiça tempo precioso e causa sonolência, que certamente afastará o sucesso de você e o deixarão na pobreza, na vergonha e na dificuldade (Pv 19:15; 23:21).

Depois de ver um campo mal cuidado e a vinha de um homem tolo e preguiçoso, Salomão avaliou os bens daquele proprietário e chegou a uma conclusão – o homem gostava de dormir demais, e a preguiça certamente o reduziria à pobreza (Pv 6:6-11; 24:30-34). Ele aprendeu uma lição pelo seu grande entendimento e escreveu este provérbio para lhe ensinar esta lição.

Dormir é necessário para se obter sucesso, para sobreviver e para o seu espírito. Mas, em excesso, rouba tempo, reduz a sua disposição, e cria sonolência. Se você precisa de 7 horas, acerte o seu alarme para 7 horas! Não o acerte para 8 horas! A hora adicional é uma perda de tempo, cria um mau precedente e lhe dá mais sono.

Salomão escreveu o Livro de Provérbios para jovens (Pv 1:4,8; 4:1). Com frequência dormem demais, especialmente numa geração preguiçosa. Quando as famílias trabalhavam nas fazendas, elas tinham que levantar cedo. Mas atualmente tudo quanto é tipo de desculpa é usada para levantar mais e mais tarde. Salomão disse, “Levante!” Grandes homens levantarão!

O perigo está em um pouco de sono. É óbvio que aqueles que dormem demais são preguiçosos. Salomão se preocupava com um pouco de sono. Um pouco de sono todas as manhãs cria maus hábitos e rouba muito tempo. Ele declarou: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão.” (Pv 20:13). Não aperte o botão de cochilo! Levante!

Grandes homens e mulheres levantam cedo para trabalhar. Nos Estados Unidos nós temos um ditado que concorda com este provérbio, “Cedo pra cama, cedo pra levantar, torna um homem sadio, rico e sábio.” A mulher virtuosa acordava cedo e ficava acordada até mais tarde, não para ser uma mártir, mas para ser produtiva (Pv 31:15,18). Tanto o homem quanto a mulher que levanta cedo e trabalham bastante sempre dormem melhor (Ec 5:12).

Uma atitude é mais importante do que horas de sono! Um homem contente que teme a Deus, ama a Jesus Cristo, e é agradecido pelo seu emprego, se levanta com disposição e zelo a cada dia. Ele não consegue viver de outra maneira. Ele quer por a mão à obra, naquilo que ele tem que fazer (Ec 9:10)!

Um pouco de sono espiritual traz pobreza espiritual. Pergunte a Pedro, que não conseguia vigiar por uma hora com Jesus no Getsêmani. Se você não faz da leitura e da oração a prioridade de cada dia, você estará espiritualmente falido. Paulo disse, “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5:14-21; Rm 13:11-12; ITs 5:6-10).