Rondônia - 22 de julho de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 1:28 – Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.

Provérbios 1:28 – Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.

A Senhora Sabedoria não lhe deve conhecimento, verdade ou entendimento algum. Deus não lhe deve uma resposta às suas orações. Deus não lhe deve a Sua presença. Deus não lhe deve ajuda em tempo de tribulação. Deus concede estas e outras bênçãos pela Sua graça e vontade, e Ele pode retirar ou revogá-los quando a sua conduta O ofende. Se você, em pecado, escolher a rebelião, você certamente perderá estes preciosos tesouros (Pv 15:8; Pv 28:9; Sl 66:18).

Como parte do primeiro capitulo, Salomão personificou a sabedoria como uma mulher (Pv 1:20-33). A Senhora sabedoria generosamente oferece sabedoria aos simples, aos zombadores e aos insensatos (Pv 1:20-23). Mas ela ameaça e avisa em palavras severas que ela não os ajudará quando caírem em dificuldades, se rejeitarem a sua bondosa oferta (Pv 1:23-31). E ela conclui explicando certos juízos sobre os rebeldes e certas bênçãos sobre os obedientes (Pv 1:32-33).

Você corre grave perigo, e você talvez nem tenha conhecimento dele. Você está jogando com a possibilidade de viver o resto de sua vida em insensata ignorância e sofrendo terrivelmente por causa disso. Tudo que você tem a fazer é levar a sua vida na flauta e ignorar a oferta de sabedoria que Deus lhe apresenta. O Deus celestial não é como uma pessoa qualquer que você jamais encontrou. Ele não permite brincadeiras em matéria séria de sabedoria. Se você O negligenciar, Ele vai deixar você desolado, ignorante e condenado!

Você tem ídolos em sua vida – coisas que você ama demais para desistir delas por Deus ou pela sabedoria – tais como, família, hábitos, dinheiro, tradição ou amigos? Existe alguma coisa ou alguém pelas quais você não abriria mãos dela por Deus ou pela sabedoria? Aqui está a soberana promessa de Deus para você:

Ezequiel 14:8-10:- “E porei o rosto contra o tal homem, e o farei um espanto, um sinal, e um provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor. E, se o profeta for enganado e falar alguma coisa, eu, o Senhor persuadiu esse profeta; e estenderei a mão contra ele e destruí-lo-ei do meio do meu povo de Israel. E levarão a sua maldade; como a maldade do que pergunta será a maldade do profeta.”

Há muito tempo que você não tem ouvido uma mensagem sobre este versículo. Não é mesmo? Deus lhe enviará mentiras, se você vier à presença Dele se apegando às coisas desta vida e negligenciando a Sua oferta de verdade! Qualquer ministro em quem você confia por ajuda, Deus o cegará e o enganará para mentir a você!

Você ama a verdade – com disposição a sacrificar qualquer coisa por ela – ou a verdade é apenas um conceito que soa como algo nobre que você negligenciou durante toda a sua vida ocupada? Aqui está a promessa de Deus para você: IITs 2:11-12.

Você não tem ouvido uma mensagem sobre este versículo há muito tempo também! Deus enviará mentiras para você, se você negligenciar a verdade e se envolver nos prazeres da injustiça. Porque Ele faria isto? Para poder julgá-lo por rejeitar a verdade e a sabedoria que Ele tão graciosamente ofereceu a você.

A maioria dos homens está irremediavelmente ignorante, por uma razão. São preguiçosos, orgulhosos e rebeldes demais para se humilharem diante da poderosa mão de Deus e de se submeter à Sua sabedoria. Eles estão ocupados demais para se preocupar com a sabedoria; eles pensam que já calcularam tudo; eles não gostam de serem avisados de que precisam mudar e viver de um modo diferente. Para eles, ler a palavra de Deus e ouvi-la pregada são atividades chatas e cansativas demais (IITm 4:3-4). Eles estão condenados por um tempo e para toda a eternidade!

Apesar dos grandes esforços de exaltar os direitos humanos, quando chega a hora de tratar com Deus, os homens têm deveres e privilégios, não direitos. É seu dever temer a Deus e guardar os Seus mandamentos, pois brevemente você terá que prestar contas a Ele a respeito da sua vida (Ec 12:13-14). Verdade e sabedoria são privilégios, os quais Ele não deve a você. Ele só os dará a você, se você for humilde e obediente (Is 66:1-2; Jo 7:17). Humilhe-se, ainda hoje!