Rondônia - 22 de julho de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 3:2 – Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

Provérbios 3:2 – Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

Uma extensão de vida é possível, mas ela não pode ser encontrada nas lojas de alimentos saudáveis, em programas de exercício, ou em novas pesquisas médicas. Ela só pode ser encontrada em um viver de justiça, o que exige humildade e diligência para prestar atenção à correção e à instrução (Pv 3:1). Paz, que é uma mercadoria muito preciosa para se ter uma vida agradável, é encontrada da mesma maneira – vivendo uma vida justa.

Sabedoria é o poder de um discernimento justo. Sabedoria é a convicção e o conhecimento de um viver com justiça. Salomão neste seu livro dedicado à sabedoria, oferece vida longa como uma bênção consequente da obtenção desse conhecimento (Pv 3:8; Pv 4:4; Pv 10:22; Pv 9:11). Em outra passagem, ele pergunta, “Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?”

Existem duas sabedorias oferecidas aqui que deveria fascinar a cada leitor – vida longa e paz. Todo mundo quer viver mais tempo, e a paz converte a vida em um contínuo prazer. Leitor, O que você acha? O que mais você está procurando? Existem duas coisas maravilhosas e são aqui oferecidas gratuitamente! O que lhe impede de tomar posse delas?

Ponce de Leão viajou muito procurando a fonte da juventude. Bilhões são gastos nos chamados alimentos e vitaminas da saúde, de ser membro de uma academia de ginástica e ter um “personal trainer”, e leitura dos resultados das mais recentes pesquisas médicas e bizarros remédios para a estender a vida. Se apenas uma porção daquele zelo fosse aplicado à sabedoria, um pessoa poderia ter o direito a uma vida longa e de paz.

Um viver pecaminoso envelhece o corpo e traz uma morte prematura. Até os pagãos sabem os riscos que incorrem numa vida depravada. Astros do Rock, artistas ‘rap’, atores e atrizes – os pecadores mais depravados da nossa nação – geralmente vivem apenas metade dos anos que os demais vivem. Eles morrem por acidentes, doenças, drogas, assassinatos, suicídio e corpos exaustos. A pena capital também encurta a vida de pecadores grosseiros.

A sabedoria nos livra de viver a vida dura. Homens sábios evitam acidentes por prudência; eles evitam doenças através da monogamia, pela abstenção de drogas, assassinato através de uma vida pacífica, o suicídio por um viver esperançoso, e corpos exaustos por um sono restaurador. Ao obedecer às leis do país, não correm o perigo da punição capital. Todos esses meios de vida são ensinados no livro de Provérbios.

A sabedoria traz a paz. Pecadores levam vidas de temor, de culpa, vergonha e de estresse. São deprimidos, frustrados, solitários e cansados. Eles não conseguem encontrar o contentamento, a realização ou a satisfação. Estão sempre procurando, correndo e sonhando por algo duradouro. Mas os homens sábios encontram a paz no Senhor no casamento, no trabalho, nos amigos e numa alma justa.

Satanás, um assassino, quer que você morra! O mundo odeia o viver justo! Sua alma depravada prefere o pecado! A vida e morte estão diante de você (Dt 30:19-20). Escolha hoje a sabedoria e a vida!