Rondônia - 12 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / 3 ANOS DE MUDANÇA: Participação da Transparência na Caravana Governo de Todos gerou mais de 300 atendimentos à população – Maranhão

3 ANOS DE MUDANÇA: Participação da Transparência na Caravana Governo de Todos gerou mais de 300 atendimentos à população – Maranhão

Equipe do STC coleta demandas de ouvidoria dos cidadãos. (Foto: Divulgação)

Equipe do STC coleta demandas de ouvidoria dos cidadãos. (Foto: Divulgação)

A Transparência do Governo do Maranhão percorreu 10 municípios maranhenses, entre março e agosto de 2017, prestando serviços de ouvidoria e transparência durante a Caravana Governo de Todos. Ao todo, foram 361 manifestações no Sistema de Ouvidorias (e-OUV) entre elogios, reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.

A Caravana é uma ação contínua de Governo do Estado. Em 2017 possibilitou aos moradores do interior do Maranhão atendimento facilitado a inúmeros serviços como expedição de documentos, serviços de saúde, assessoria jurídica e palestras educativas.

Em 10 edições da Caravana Governo de Todos, a população dos municípios visitados contou com a presença de equipe da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), que esclareceu dúvidas das autoridades locais como relação a transparência e controle interno. A equipe do STC prestou informações acerca das ações do Governo do Estado de interesse do município e coletou demandas de ouvidoria dos cidadãos para posterior cadastro no sistema eletrônico e-OUV, mantido pela STC.

Presente na edição da Caravana em Peritoró, cidade visitada em junho, o secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, destacou o compromisso das Prefeituras com a transparência. Ele fez exposições das receitas e gastos do portal municipal de transparência, conforme atestado pelo Tribunal de Contas do Estado, das ferramentas de ouvidoria e acesso à informação.

Depois da reunião com autoridades municipais, a equipe da STC, incluindo os ouvidores, coletaram junto a população dezenas de demandas de ouvidoria, entre elogios, sugestões e reclamações envolvendo serviços públicos do Governo do Estado.

“A experiência da Caravana Governo de Todos aproxima a população que não reside na Capital dos gestores públicos”, afirmou Rodrigo Lago. Ele disse que a Transparência do Governo exerce papel importante ao coletar as demandas de ouvidoria junto a população, cadastrando no sistema eletrônico e encaminhando ao órgão competente para formalizar uma resposta efetiva ao cidadão. “Os serviços de ouvidoria garantem maior transparência e democratização da gestão”.

A Transparência do Governo do Maranhão também visitou os municípios de Tutóia, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Governador Archer, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Axixá e Presidente Juscelino.

Comentários

Comentários