Rondônia - 20 de Abril de 2018
Home / Notícias / Norte / Acre / Rio Acre se aproxima da cota de alerta e autoridades seguem monitoramento

Rio Acre se aproxima da cota de alerta e autoridades seguem monitoramento

O nível do Rio Acre continua subindo na capital e a Defesa Civil segue com monitoramento constante. Na manhã desta sexta-feira, 12, segundo medição realizada às 6 horas, o Rio Acre alcançou a marca de 13,10 metros, se aproximando da cota de alerta que é de 13,50 metros.

De acordo com a coordenação da Defesa Civil de Rio Branco, no fim da tarde da última quinta-feira, 11, choveu 54,6 milímetros, em menos de uma hora, o que corresponde a 19% de todo mês previsto para janeiro, pois em 11 dias choveu 52% previsto para todo mês de janeiro.

O governo do Acre já iniciou a execução de medidas preventivas e estudos para atuação em caso de enchente. Essa semana a Defesa Civil Estadual e Municipal realizam um acompanhamento intenso com medições duas vezes ao dia nas réguas instaladas nas cabeceiras dos rios.

A prefeitura de Rio Branco iniciou a construção de abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana e a governadora em exercício Nazareth Araújo, está em tratativas com o governo de Rondônia e Agencia Nacional de Água (ANA), Dnit, Policia Rodoviária e a diretoria da Usina de Jirau e Santo Antônio, para um plano emergencial, caso as águas do Rio Madeira invadam a BR 364, condenando o trafego de veículos.

Nível dos Rios

  • Em Rio Branco, o nível do Rio Acre está em 13, 10 metros;
  • No Riozinho do Rola a medição é de 10,51;
  • No interior do Estado, onde o Rio Acre corta várias cidades, o Rio Acre apresentou uma leve vazante, pois em Assis Brasileia baixou 1, 5 metros e esta em 4,97 metros;
  • Em Brasileia as águas baixaram 92 centímetros e estão na marca de 6,51 metros;
  • No município de Xapuri houve uma redução de 29 centímetros e esta na cota de 11,12;
  • Segundo Agencia Nacional de Águas, o Rio Madeira na região do Abunã subiu um centímetro em relação dia anterior. Ontem ele apresentava 19,95 na medição das 18 horas, enquanto na medição das 6 horas desta sexta-feira, 12, a medição é de 19.96.


noticias doidas