Rondônia - 21 de junho de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Trânsito – Detran lançará versão digital da Carteira Nacional de Habilitação na segunda-feira, em Porto Velho – Rondônia

Trânsito – Detran lançará versão digital da Carteira Nacional de Habilitação na segunda-feira, em Porto Velho – Rondônia

imagem12-01-2018-05-01-42

Versão impressa da CNH agora estará disponível no formato digital

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia lançará na segunda-feira (15) a CNH digital, que é uma versão da Carteira Nacional de Habilitação com o mesmo valor jurídico da impressa e com vantagens adicionais que propiciam uma maior praticidade, comodidade e fácil validação eletrônica. “Cada vez mais estamos aderindo às inovações tecnológicas para permitir agilidade aos usuários”, destacou o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante.

Tudo é bem simples de fazer, conforme explicou o diretor técnico de Habitação e Medicina de Trânsito do Detran, Acássio Figueira. Segundo ele, basta o usuário ter a versão mais recente da CNH, tirada a partir de maio de 2017, que consta no verso o QR Code, sistema criptografado de acesso de informações.

Para os usuários que não possui a nova CNH, segundo Figueira, ele pode solicitar uma segunda via para poder se cadastrar no CNH Digital ou esperar a época de renovação do documento físico no novo modelo. Com isso não será mais necessária à apresentação da CNH física, mas o documento será emitido normalmente sempre que o condutor for renovar ou até mesmo fazer a primeira habilitação.

A partir daí fazer a atualização do seu cadastro em qualquer posto do Detran apresentando dados do e-mail e de um telefone celular atualizado; depois baixar o aplicativo da CNH Digital disponível para dispositivos com sistema operacional Android e IOS.

Outro procedimento será acessar o site do Detran (www.detran.ro.gov.br)  e clicar no link da CNH Digital que vai direcionar o usuário ao portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para efetivação do cadastro. Depois disso, o Denatran enviará um link para atualização do cadastro no e-mail do usuário. Em seguida ele faz o login no site do Denatran e conclui o seu cadastro e ativa a CNH Digital que gera um código de ativação que será utilizado no aplicativo do celular.

“No primeiro acesso ao aplicativo da CNH Digital o usuário vai criar uma senha de quatro dígitos para armazenar suas informações”, acrescentou o coordenador de Habilitação Sidney Eduardo.

Leia mais:

Detran libera convênio para investimento em sinalização de trânsito em municípios de Rondônia