Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Governo do Estado intensifica esquema de segurança durante Pré-Carnaval de Todos – Maranhão

Governo do Estado intensifica esquema de segurança durante Pré-Carnaval de Todos – Maranhão

Governo do Estado intensifica esquema de segurança durante Pré Carnaval de Todos. (Foto: Divulgação)

Governo do Estado intensifica esquema de segurança durante Pré-Carnaval de Todos. (Foto: Divulgação)

A programação oficial do Pré-Carnaval de Todos começa neste sábado (13) em vários pontos de São Luís, mas quem acha que para realizar a festa pré-carnavalesca é preciso apenas organizar blocos e apresentações musicais se engana. A programação vai muito além da folia e envolve um planejamento estratégico realizado pelas forças policiais para garantir que a alegria e a segurança dos brincantes sejam mantidas.

“Os pontos de maior concentração são Madre Deus, Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Avenida Litorânea e bairros como Cohatrac, que têm recebido milhares de pessoas durante o mesmo período dos anos anteriores. A partir daí, é feito um planejamento para o policiamento de todos esses lugares”, explica o coronel Pedro Ribeiro, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM I).

Seguindo a estratégia já realizada em eventos como São João e Réveillon dos últimos anos, o policiamento no período pré e carnavalesco é feito em parceria com Batalhões como os 8º e 9º BPMs, Choque, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), da Cavalaria da PM e de órgãos parceiros, entre eles o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT).

“É uma verdadeira corrente em razão da manutenção da segurança de nossos brincantes. Seja no Centro, onde é a área de atuação do CPAM I, ou em outros bairros, a polícia vai agir para garantir que os brincantes aproveitem o melhor das festas e voltem para suas casas em segurança”, completa Pedro Ribeiro.

O policiamento vai permanecer durante todo o período de pré-carnaval promovido pelo Governo do Maranhão e também em áreas com programações particulares.

Metodologia

O policiamento nas áreas de folia é feito de forma motorizada, montada e a pé, realizando revista em barreiras nas imediações da programação e durante o percurso de blocos e apresentações.

“Já iniciamos o policiamento diferenciado antes da programação oficial porque bairros mais tradicionais como a Madre Deus têm programação desde os últimos dias do ano. Lá, além das rondas, também temos realizado revistas a veículos para encontrar armas e drogas”, diz o Comandante do CPAM I.

Comentários

Comentários