sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo garante apoio para manutenção de unidade de conservação maranhense – Maranhão

18/01/2018
in Maranhão

O Governo do Estado dar mais um passo importante na área ambiental. Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) assinou convênio proveniente de uma concorrência com outros Estados, juntamente com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio). Trata-se do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-MAR/MMA), que concede apoio financeiro à consolidação e manutenção de unidades de conservação.

O Estado conseguiu a contemplação do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís no projeto. A SEMA inscreveu o parque no Nº02/2016 do governo federal e veio a contemplação. Somente seis unidades de conservação estaduais foram contempladas em todo o país.

“A ideia agora é elaborar o Plano de Manejo o qual é composto tanto pelo diagnóstico ambiental como pelo seu zoneamento construído de forma participativa junto à sociedade para definição de regras de uso, bem como de programas de monitoramento da UC”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica será executado o projeto do Plano de Manejo da referida UC.

Devido à carência existente sobre o conhecimento científico e histórico da localidade, bem como por se reconhecer as ameaças relatadas para a área no sentido de planejamento de ações de manejo, propomos a indicação do PEM para beneficio dos recursos que se referem ao Edital GEF-MAR/MMA Nº 02/2016, considerando-se a busca de parcerias para que a área seja protegidas de maneira racional através de planejamento de ações pertinentes.

“É importante para o governo do Estado contar com incentivos que fomentem o direcionamento da execução de ações estratégicas visando a manutenção da unidade de forma a contribuir para o cumprimento de metas locais, nacionais e mundiais de conservação”, finalizou Coelho.

O Parque

O Parque Estadual Marinho (PEM) do Parcel de Manoel Luís foi criado pelo Decreto Estadual Nᵒ 11.902 de 11 de junho de 1991, constituindo-se em uma Unidade de Conservação estadual pertencente à categoria Proteção Integral dos Sistemas Nacional e Estadual de Unidades de Conservação (SNUC/Lei Federal 99.985/2000-SEUC/Lei Estadual Nº9.413/2011) na região administrativa do Estado do Maranhão.

Fica situado em grande parte em área de importância biológica e prioritária “Extremamente Alta” conforme Portaria do MMA N. 09 de 23 de janeiro de 2007 que classifica Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade brasileira; possuindo 45.237,9 ha e distando cerca de 86 km da costa, 180 km da capital maranhense, a cidade de São Luís.

Como relevante matriz de espécies marinhas do Atlântico Sul, sua importância ecológica enquanto ambiente recifal foi ratificada no ano 2000 quando foi reconhecida como Sítio Ramsar – Zona úmida de importância internacional, representando neste contexto um ecossistema sensível e precioso onde se encontram um dos ambientes mais produtivos e de maior diversidade biológica do mundo.  Constitui-se nos únicos arrecifes de coral afastados da costa no Brasil em que cabeços de coral afloram à superfície, considerando a costa brasileira.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/governo-garante-apoio-para-manutencao-de-unidade-de-conservacao-maranhense

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.