Rondônia - 13 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Esportes / Botafogo / Aposta errada, vilão Canales, ex-Botafogo, anuncia aposentadoria

Aposta errada, vilão Canales, ex-Botafogo, anuncia aposentadoria

Gustavo Canales anuncia aposentadoria. Ele defendeu o Botafogo nos últimos anos da carreiraCanales não deixou saudade com sua passagem pelo Botafogo em 2016-2017 (Foto: Vítor Silva/SSPress/BFR)

Carlos Eduardo Sangenetto
19/01/2018
Rio de Janeiro (RJ)

Vilão do Botafogo e uma das apostas mais equivocadas da diretoria alvinegra nos últimos anos, Gustavo Canales (35) teve sua aposentadoria anunciada nesta sexta-feira no Chile. O comunicado foi feito no site da Unión Española, clube onde é ídolo e que defendeu no último ano da carreira.

“Cracknales”, como é conhecido em seu país, apareceu para o Botafogo na Libertadores de 2014. No Unión Española, o atacante marcou o gol da vitória da equipe chilena em cima de Jefferson dentro do Maracanã, o que foi crucial para precoce eliminação alvinegra na fase de grupos da competição.

Canales com a camisa do Unión Española em jogo contra o Botafogo
Canales encara Jefferson antes de marcar contra o Botafogo em 2014 (Foto: Reprodução/Fox Sports)

Mapeando o mercado sul-americano, Botafogo contratou o centroavante em maio de 2016 como grande aposta para a “camisa 9”, mas ficou longe de ter sucesso com o reforço. O veterano chegou ao clube com uma lesão no pé direito e se recuperou apenas em julho, quando finalmente fez sua estreia. Com 11 jogos pelo Fogão, Canales marcou apenas um gol, na vitória sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, em setembro, mas lesionou novamente o pé, desta vez o esquerdo, no mês seguinte, e precisou passar por uma cirurgia.

Canales com camisa de treino do Botafogo
São poucas as imagens de Canales em jogos do Botafogo. Então vai mais um clique com uniforme de treino
(Foto: Vítor Silva/SSPress/BFR)

“Fininho”, com 5kg a menos, o chileno se reapresentou aparentemente recuperado da grave lesão, mas não esteve apto pela comissão técnica para voltar aos gramados. Com um dos salários mais altos do elenco (R$ 280 mil), atrás apenas de Jefferson e Montillo na época, o jogador chegou a um acordo de rescisão de contrato em março do ano passado, mas teve seus vencimentos pagos até julho.

A passagem de Canales pelo Glorioso foi tão apagada que chegou a ter números inferiores ao desempenho do argentino Leandro Zárate, que defendeu a equipe alvinegra em 2008 e marcou dois gols. Você concorda? Foi uma das piores contratações dos últimos tempos? Dê sua opinião!

Saudações alvinegras!

Canales no treino do Botafogo em General Severiano
Canales dentro de campo? Que tal em General Severiano? Chileno fez apenas 11 partidas pelo Botafogo
(Foto: Vítor Silva/SSPress/BFR)