Rondônia - 21 de Abril de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Cetas qualifica servidores que atuam no Sistema Único de Saúde de Rondônia

Cetas qualifica servidores que atuam no Sistema Único de Saúde de Rondônia

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (Sesau), funciona desde 2005 como escola técnica para qualificar e habilitar servidores públicos que atuam na rede pública estadual e municipal e estejam inseridos diretamente com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explicou a diretora geral do Cetas, Angelita de Almeida Mendes, no momento está em andamento em Porto Velho o curso de Microbiologia, que começou em dezembro e atende técnicos dos laboratórios do Hospital de Base, Cemetron, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

imagem09-02-2018-16-02-43

Servidores realizam curso de Microbiologia em Porto Velho

Ainda segundo ela, também estão em andamento os cursos de Cuidador de Idoso, Vigilância em Saúde e Primeira Etapa para Agentes Comunitários para servidores que atuam no SUS nos municípios de Jaru, Ariquemes, Novo Horizonte, São Francisco, Alta Floresta e Guajará-Mirim.

Nas ações do Cetas para 2018 estão incluídos os cursos de Microbiologia com ênfase em infecção hospitalar, de Qualificação em urgência e emergência, Qualificação em Enfermagem com ênfase em Neonatologia e Curativos, Técnico em Vigilância em Saúde, Cuidador de Idoso, Saúde Mental, Qualificação em Agentes Comunitários de Saúde, Saúde da Mulher com ênfase em acolhimento a crianças acometidas por Zika.

A diretora do Cetas anunciou que ainda este ano o Centro terá sede própria que atenderá com cinco salas de aula, um anfiteatro, três laboratórios de práticas, além de espaço de convivência, biblioteca, recepção e parte administrativa. A nova sede está sendo construída na Avenida dos Migrantes, em Porto Velho.

“Nossa meta é realizar cem por cento das ações de educação permanente em saúde junto aos profissionais de nível fundamental e médio nas esferas municipal e estadual, previstas no Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde no Estado de Rondônia”, destacou Angelita Mendes.

2017

Foram oferecidos vários cursos, entre eles, de Cuidador de Idoso, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Primeira Etapa para Agente Comunitário de Saúde, Microbiologia, Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Elaboração de Protocolo Operacional Padrão para Equipe de Enfermagem, atendendo cerca de 750 servidores da saúde que trabalham nos municípios de Porto Velho, Vilhena, Jorge Teixeira, Buritis, Theobroma, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Ouro Preto, Cerejeiras, Jaru e Ariquemes.

Leia mais:
Governo promove ações de saúde e segurança para servidores da segurança pública em Rondônia

noticias doidas