Home / Notícias / Centro-Oeste / Distrito Federal / Carnaval reuniu cerca de 750 mil pessoas em diversos eventos espalhados pelo DF – Brasília

Carnaval reuniu cerca de 750 mil pessoas em diversos eventos espalhados pelo DF – Brasília

Pelo menos 746 mil pessoas foram às ruas do Distrito Federal neste ano para curtir os 229 eventos de carnaval cadastrados pelo Secretaria de Cultura. O número refere-se aos dias da festa oficial e ao período de pré-folia. Quanto à segurança pública, o governo registrou, de sábado (10) até as 6 horas desta quarta-feira (14), 437 ocorrências, contra 562 no mesmo período do ano passado.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade.Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade. Foto: Dênio Simões/ Brasília

Os dados constam do balanço apresentado hoje pelo governo, no Palácio do Buriti. Para o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Barbosa Sampaio, a festa foi uma das mais tranquilas que a cidade já teve.

Não foi registrado homicídio ligado à festividade. Além disso, caíram os números de roubo (de 141 para 51), de tentativa de homicídio (de 2 para 1) e de tentativa de latrocínio (de 5 para 1). Sampaio destaca que registros referentes ao carnaval ainda podem ser feitos, e os números podem ter alteração.

Por outro lado, o balanço mostrou que aumentaram números como dano ao bem público (de 2 para 10) e de desacato (de 4 para 14). Os dias com mais ocorrências foram sábado (10) e segunda (12), como no ano passado.

Eventos cadastrados ocorreram em 16 regiões administrativas

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade. Dezesseis regiões administrativas receberam eventos cadastrados, com repertório que, segundo ele, foi do rock ao chorinho. “A festa expressa a realidade no DF, de diversidade cultural muito grande.”

De acordo com Reis, o carnaval foi preparado para um público maior do que o recebido. Foram 51 palcos montados, 1.070 lixeiras espalhadas pela cidade e 4.601 banheiros químicos. Além disso, 3.501 empregos diretos foram criados graças à contratação por pregão do governo.

Carnaval no DF não teve registro de morte no trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não registrou mortes nas vias durante o feriado prolongado deste ano. Com o efetivo de 450 agentes de trânsito e 60 viaturas, a autarquia fez 1.549 autuações, contra 1.186 no ano passado.

Já a Polícia Militar teve efetivo de 5,5 mil homens, que apreenderam duas armas de fogo e 64 armas brancas. Quarenta e oito pessoas foram presas por estarem foragidas da Justiça ou por algum tipo de flagrante.

Aguarde mais informações.

Edição: Marina Mercante

Galeria de Fotos

Carnaval reuniu cerca de 750 mil pessoas em diversos eventos espalhados pelo DF