Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Foliões aproveitam o último dia do Carnaval de Todos embaixo de chuva – Maranhão

Foliões aproveitam o último dia do Carnaval de Todos embaixo de chuva – Maranhão

imagem14-02-2018-19-02-44

imagem14-02-2018-19-02-46

Avenida Beira-Mar foi tomada por blocos, trios elétricos e foliões neste carnaval. (Foto: Divulgação)

No último dia do Carnaval de Todos (13), a Avenida Beira-Mar foi tomada por uma multidão que não se intimidou com as chuvas já esperadas para o mês de fevereiro, e aproveitou a festa no mais novo Circuito Carnavalesco Joãosinho Trinta, trecho compreendido entre a Praça Maria Aragão e a Casa do Maranhão.

O circuito para blocos de trio elétrico, jardineiras e mini trios deu vida a um dos pontos mais bonitos da cidade, no trecho da Avenida Beira-Mar, entre casarões históricos e a vista para o Rio Anil.

A estreia do circuito foi aprovada por milhares de moradores e turistas que acompanharam o Bloco do Lamparina com a participação de grandes nomes da música como os paraenses Pinduca e Gaby Amarantos, Bloco Bota Pra Moer com o Grupo Criolina e a participação da cantora Elza Soares, Bloco Flávia Bittencourt e convidados como a cantora Maria Gadú e o Bloco Argumento, com Péricles e Fundo de Quintal.

Para a auxiliar administrativa Silmara Ferreira, o Carnaval de Todos tem se superado a cada ano, fazendo com que deixasse de viajar para outras cidades durante o período carnavalesco.

“Sempre passei o carnaval em outros estados ou em algum interior, mas desde o dia em que ouvi dizer que a festa seria diferente, resolvi ficar e aproveitar a folia na capital. Não me arrependo da escolha, até porque me sinto segura para brincar nesse carnaval de rua”, disse Silmara.

imagem14-02-2018-19-02-48

Grandes nomes da música passearam pela Beira-Mar em jardineiras. (Foto: Lydia Lima)

Nos cinco dias de folia do Carnaval de Todos, a estudante Victória Nassar, de Tocantins, que pela primeira vez passou o carnaval em São Luís, disse que imaginava que a festa fosse bem menor, e que acabou ficando surpresa com a energia do povo maranhense.

“Estou acompanhando o carnaval maranhense desde sexta-feira (9), e estou triste por ter acabado. Pensei que a festa fosse ser bem menor, mas foi enorme. O Maranhão está de parabéns, pois se percebe que o estado está em um rumo totalmente diferente, isso se dá devido a uma gestão competente”, afirmou a turista.

O berço do carnaval maranhense, a Madre Deus, também recebeu programação durante os dias de folia, em quatro pontos diferentes, na Vila Gracinha, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo e Casa das Minas. A programação começava cedo, a partir das 16h, com a apresentações de blocos e shows, encantando o público em um dos pontos mais tradicionais da cidade.

Diferentes tipos de manifestações culturais e agremiações carnavalescas animaram os foliões com as noites de programação da Passarela do Samba. Os brincantes eram recepcionados pelo toque dos tambores e o gingado das coreiras com apresentação de Tambores de Crioula durante o período carnavalesco.

Durante o período carnavalesco, mais de 200 atrações movimentaram os espaços públicos de São Luís, com apresentações de blocos tradicionais, alternativos, afros e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais e nacionais.

Carnaval de Todos

imagem14-02-2018-19-02-02

Público prestigiou artistas em palco montado ao lado da Reffsa. (Foto: Ribamar Nascimento)

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, o Carnaval de Todos 2018 mostrou que é possível sempre inovar, atraindo para as ruas milhares de pessoas, com segurança, e fazer uma festa com a riqueza da tradição e da diversidade cultural. Segundo Galdino, é muito gratificante realizar mais um Carnaval de Todos para a população maranhense, levando muita alegria e segurança.

“O Carnaval de Todos foi pensado de maneira minuciosa para que turistas e maranhenses brincassem de maneira segura, barata, com qualidade e movimentar a economia criativa. Essa festa foi pensada no povo e para o povo, pois temos esta preocupação de realizarmos um carnaval que os maranhenses merecem”, ressaltou o secretário da Sectur.

Foram cinco dias de muita diversão que fizeram a alegria dos foliões. Para que o público estivesse preparado em brincar durante o período carnavalesco, o Governo do Maranhão também realizou o Pré-Carnaval de Todos, em parceria com a Prefeitura de São Luís, com mobilizações de vários órgãos e secretarias ligadas a cultura, turismo, saúde e segurança, e com apoio cultural do Grupo Mateus.

Comentários

Comentários