Rondônia - 25 de Maio de 2018
Home / Notícias / Colunas / Luca Moreira / PEC VIP – o avanço da fidelização de clientes nas farmácias

PEC VIP – o avanço da fidelização de clientes nas farmácias

A Febrafar desenvolveu para as redes associadas um importante incremento para seu Programa de Estratégias Competitivas (PEC): o PEC VIP, uma inovação que visa melhorar a experiência de compra de clientes com comportamento desejado pelo lojista, por meio de descontos diferenciados.

“Esse upgrade ao PEC é uma forma de fidelizarmos os clientes já existentes, sendo que é comprovado ser mais barato retenção de consumidores do que ter que conquistar novos, por isso assumimos uma posição proativa em oferecer benefícios a quem possui um perfil adequado”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda.

O PEC VIP possibilita ao lojista grande participação nas decisões, sendo ele quem definirá o perfil dos clientes que considera VIP, dentro de alguns padrões preestabelecidos. O cliente enquadrado nesse novo status será comunicado de seu upgrade no PEC (e-mail marketing, SMS, carta ou telefonema, etc). O lojista também poderá optar por produzir cartões personalizados. Nessa nova categoria se terá acesso a lista de desconto especial.

“Esse projeto foi pensando com base em estudos feitos que apontam a importância que programas de fidelização possuem na construção das marcas e na conquista de consumidores”, detalha o diretor da Febrafar.

O que é o PEC?

O PEC faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.

Resumidamente, o programa supre uma demanda dos clientes que fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com o varejo. Assim, o PEC é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão da fidelidade.

A grandeza do programa se mostra em números, sendo que em 2017 esse movimentou R$ 2.012.789.578,68. Somando 92.794.439 de unidades de produtos vendidas. Atualmente são 11.786.000 clientes cadastrados e 3.453 estabelecimentos em todo o país.