Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Fundaper atua há 19 anos na captação de recursos para projetos de pesquisa e extensão rural

Fundaper atua há 19 anos na captação de recursos para projetos de pesquisa e extensão rural

Em 1999 foi criada a Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Fundaper) com objetivo de captar recursos para projetos de pesquisa e extensão rural. Com 19 anos de atuação, a Fundaper é uma Organização Não Governamental (Ong) que foi criada pelos funcionários da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) sem fins lucrativos com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

 

A pesquisadora da Empaer e diretora presidente da Fundaper, Marilene Moura Alves, destaca que a entidade presta serviços de capacitação a técnicos, agricultores rurais, lideranças municipais em desenvolvimento e gestão, serviços de consultorias na área agropecuária e em programas regionais de desenvolvimento econômico e social, promove cursos, simpósios, seminários, conferências, estudos e ainda, apoia projetos de desenvolvimento tecnológico e agro-industrial.

 

 “A Fundaper é um braço importante da Empaer e nós iremos continuar a fortalecer parcerias e engajar nas chamadas públicas, pois hoje nós temos entre projetos em andamento e já aprovados, um total de 15 subprojetos para darmos um suporte efetivo e menos burocrático para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso”, ressaltou Marilene.

 

Conforme a diretora presidente Marilene, desde 1999, a Fundaper gerencia projetos com municípios de Mato Grosso e possui convênio com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No período de 15 anos (2002 a 2017) foi gerenciado a  aplicação de recursos no Projeto Qualificar, Comunidade Solidária, Projeto Alvorada,  Plano Nacional de Segurança Pública, Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA), Políticas de Ater, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), FACUAL, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri), Fundo de Apoio à Cultura da Soja (FACS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Matogrossense ao Produtores de Algodão (AMPA),  Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Mato Grosso (Secitec), MT-Regional, Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e sendo todos eles beneficiários.

 

A Fundaper é mantida com recursos financeiros oriundos dos funcionários da Empaer, que são os mantenedores. Pessoas que não fazem parte do quadro de funcionários da Empresa também podem ser mantenedores, como acontece atualmente e com recursos oriundos dos projetos por ela administrada. Segundo a diretora presidente, a Fundação presta um relevante serviço para os funcionários da Empaer, principalmente os que possuem plano de saúde da Unimed A Fundaper administra os recursos financeiros referentes a esse convênio, evitando assim, que os mesmos possam ser contingenciados o que acarretaria a indisponibilidade do atendimento para os beneficiários.

 

Projetos de pesquisa

 

Relação dos Projetos da Fundaper em andamento: algodão e soja, arroz de terras altas, controle da bruzone e utilização do silício, tecnologias para produção de feijoeiro para agricultura familiar, produção de milho verde e adubação verde/plantio direto, validação de fruteiras temperadas, produção de bananeira farta velhaco. E também pesquisa com buriti, orquídeas, espécies florestais, seringueira, capim elefante, recuperação de áreas degradadas de pastagens, cana de açúcar e hidroponia.