Rondônia - 21 de junho de 2018
Home / Notícias / Moreira busca retomar controle do PMDB do Rio

Moreira busca retomar controle do PMDB do Rio

Aos 73 anos, Moreira Franco poderá concretizar o plano de retomar o controle do PMDB do Rio de Janeiro, dominado há mais de uma década pelo grupo dos caciques atualmente presos Jorge Picciani e Sérgio Cabral, registra O Globo.

O ministro foi um dos artífices da intervenção federal anunciada na sexta-feira e, com ela, obteve o enfraquecimento político definitivo de Luiz Fernando Pezão, obrigado a ceder o poder sobre a área mais sensível do governo fluminense.

Apesar do desgaste decorrente das numerosas denúncias de desvios nos últimos 11 anos no estado, o PMDB ainda é uma poderosa máquina eleitoral que controla muitas prefeituras.

“Se concluir a retomada do controle partidário — hoje ainda nas mãos dos filhos de Picciani e Cabral —, Moreira terá poder de decisão sobre a distribuição da verba partidária entre os candidatos do PMDB-RJ. É provável que um a buscar vaga de deputado federal seja ele próprio. Moreira Franco sabe que dificilmente continuará a ter, em 2019, um amigo de longa data na Presidência da República, o que lhe garante hoje um ministério e, por consequência, o foro privilegiado.”