sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é finalista do prêmio mundial BREEAM Awards 2018

21/02/2018
in Brasil

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade, situado em Cuiabá (MT), é finalista junto a cinco projetos arquitetônicos dos Estados Unidos, pelo continente americano, da premiação mundial BREEAM Awards 2018. A solenidade de entrega do prêmio aos vencedores das categorias do prêmio será, em 6 de março de 2018, no London’s ExCeL Centre, como parte da programação do Ecobuild 2018, o maior evento de materiais para a construção sustentável do mercado mundial, realizado pela Building Research Establishment (BRE).

A BRE é uma instituição inglesa, fundada em 1921, é considerada referência mundial na ciência da construção, especialmente em projetos inovadores e sustentáveis, sendo responsável pela certificação BREEAM. O BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) é o mais antigo selo de sustentabilidade, criado em 1990, está presente em mais de 50 países e já certificou mais de 250 mil prédios de diversos países e vários continentes, entre novos e antigos. É considerado um selo rigoroso.

Concorrência O CSS foi certificado, em 2016, pela BRE e recebeu a classificação “Excelente” do BREEAM, e passou a ser considerado o prédio mais sustentável da América Latina. O Centro está concorrendo com cinco projetos norte-americanos pelo continente americano na categoria Prêmio Regional/Novas Construções Em Uso no certame mundial. Os projetos concorrentes foram: Flatlron Crossing, Colorado; Kierland Commons, Arizona; Plant and Environmental Sciences Building, University of Califórnia; Queens Center, New York; e Scottsdale Fashion Square, Arizona.

Sabedoria indígenaO projeto arquitetônico do Centro é de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutor em habitações indígenas brasileiras. Em formato ogival, o edifício é baseado no conhecimento ancestral e nas casas indígenas do Xingu, consideradas exemplares em termos de arquitetura bioclimática. O processo de construção incluiu a participação de mulheres, reaproveitamento de resíduos (madeiras, pedras, etc) e o projeto se adaptou ao terreno em declive, evitando a terraplanagem e preservando a vegetação nativa.

Entre as vantagens e benefícios do projeto, se destacam: conforto térmico; utilização máxima da iluminação natural; cobertura em duas cascas, que possibilitam o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, que é filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim, lavagem de piso; banheiros; entre outros. Há, também, uma instalação de vermicompostagem, que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas.

O jardim do CSS é integrado por espécies dos biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Amazônia. Dez estações interativas sobre diversos temas (resíduos, água, energia, consumo, etc) compõem as visitas guiadas para visitantes, que são agendadas com antecedência.

Conhecimento para pequenos negóciosHá seis anos, o CSS vem conquistando certificações, prêmios e visitantes. No período de 2011 a 2016, recebeu cerca de 70 mil visitantes brasileiros e de 26 países, entre empresários, arquitetos, engenheiros, universitários e pessoas interessadas na causa da sustentabilidade e em ecoinovação.

A missão do Centro é introduzir o conceito de sustentabilidade na vida das micro e pequenas empresas e dos empreendedores, enquanto protagonistas e integrantes de um setor robusto e relevante (98% das empresas brasileiras) no desenvolvimento sustentável brasileiro. O objetivo de todas as iniciativas é estimular o ingresso e a participação desses empreendimentos, o quanto antes, na chamada ‘economia de transição’ ou ‘nova economia’, que considera os resultados econômicos (rentabilidade e lucro), mas também prioriza objetivos ambientais, sociais e culturais.

Conteúdos, produtos e redes sociaisNesse edifício, trabalha uma equipe multidisciplinar (engenheiros civil, ambiental, florestal, eletricista e sanitarista; arquiteto; jornalista; publicitária; e advogado) que, em parceria com especialistas e consultores, desenvolvem conhecimento, informações e orientações para os pequenos negócios (temáticos e por setores e segmentos). Ao longo de seis anos, esta equipe e parceiros desenvolveram e disponibilizaram ao público, por meio do portal www.sustentabilidade.sebrae.com.br :

.448 conteúdos (cartilhas, casos de sucesso, pesquisas, infográficos, vídeos, estudos de tendências e relatórios de inteligência setoriais); . 80 publicações, metodologias e soluções construídas em conjunto com as unidades estaduais do Sebrae e Sebrae Nacional (Certificação de Conhecimentos em Sustentabilidade; Trilha de Sustentabilidade para pequenos negócios; Jogos Negócios Sustentáveis; Curso Fundamentos da Sustentabilidade na Gestão Empresarial de Pequenos negócios; Metodologia de Inventário de Gases de Efeito Estufa em Pequenos Negócios; Curso Energia Solar Fotovoltaica). Nesse período, o Centro contabilizou mais de 7 milhões de pessoas alcançadas via portal www.sustentabilidade.sebrae.com.br e redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram).Sol parceiroEm relação à infraestrutura do CSS e do Sebrae MT, foram implantadas duas microusinas de geração solar fotovoltaica (45 kW e 75 kW), em maio de 2016, que tornaram o Centro 100% autossuficiente em energia e reduziu, em até 40%, o consumo energético da sede da instituição. Desse modo, o Centro também se tornou exemplo no uso de energia solar para os pequenos negócios. As microusinas demonstram que investir em tecnologia solar reduz custos das empresas e o retorno do investimento ocorre em relativamente poucos anos.

Prêmios e certificaçõesAté o momento, o CSS conquistou as seguintes certificações e prêmios:. Selo PROCEL Edifica Nivel A em projeto e edificação construída, em 2013;. Prêmio COBEE (Congresso Brasileiro de Eficiência Energética), em 2014;.Prêmio ISWA (International Solid Waste Association) para o Guia Prático para a Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, em 2014;. Finalista do Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, em 2014;. Certificação BREEAM In-use, classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), em 2016 (foi considerado o prédio mais sustentável da América Latina);.Prêmio 15º Benchmarking Brasil do Instituto Mais, em 2017;. Certificação Greenbuilding Council Zero Energy (GBC), em 2017;. Finalista na categoria Prêmio Regional/ Construções Novas e Em Uso da premiação BREEAM Awards 2018 como representante do Brasil e América no Sul. Mais informações: Assessoria de imprensa CSS: (65) 3648.1215 /5285www.sustentabilidade.sebrae.com.br www.mt.sebrae.com.br

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=ee66ee26e64b1610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.