Rondônia - 19 de setembro de 2018
Home / Notícias / Opinião / Artigos / Dicas importantes para juntar dinheiro

Dicas importantes para juntar dinheiro

Juntar dinheiro é algo distante para milhões de pessoas, ainda mais em períodos turbulentos como os atuais, quando somos assombrados pela crise brasileira. Entretanto, o que parece impossível pode se tornar realidade para aqueles que optam por uma educação financeira. E, a primeira dica é simples e precisa se tornar um mantra na vida de quem deseja juntar dinheiro: ‘não posso gastar mais do que ganho’.

De acordo com dados do Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 76% dos consumidores brasileiros disseram não ter conseguido juntar dinheiro, durante o mês de dezembro de 2017. Apenas 21% (duas pessoas em cada dez), conseguiram juntar alguma grana no período.

E as justificativas são muitas, por exemplo, 40% das pessoas afirmaram que não conseguiram poupar devido a possuir uma baixa renda. Segundo 16% dos entrevistados, não foi possível juntar dinheiro por que surgiu algum tipo de imprevisto. E, para 13% desses consumidores, o grande problema é justamente a falta de controle dos gastos e nenhuma disciplina para lidar com o próprio salário.

TÁ NA HORA DE COMEÇAR A JUNTAR DINHEIRO!

Especialistas de múltiplos setores garantem que a educação financeira pode ser uma excelente aliada na vida de quem deseja juntar dinheiro, mas, é preciso controlar gastos e fazer algum tipo de reserva. Muitas pessoas optam por ter uma poupança. E a aquisição de consórcios também é considerada uma excelente alternativa para aqueles que pretendem poupar.

De acordo com Daniel Tinoco, diretor do Valor Consórcios, o consumidor que não tem o hábito de juntar dinheiro precisa ter força de vontade, além de planejamento e melhor controle do próprio salário. “O orçamento precisa estar organizado, tendo o consumidor total clareza dos ganhos e principalmente dos seus gastos. Só assim será possível cortar gastos supérfluos. Acredito que a principal dica seja, não gastar mais do que se recebe”, comenta.

Outra importante dica, que tem sido adotada por milhões de pessoas Brasil à fora, é a aquisição de algum tipo de consórcio, seja de moto, carro, caminhão, imóveis, dentre outros. “O consórcio é um sistema em que as pessoas contribuem mensalmente com determinado valor, objetivando uma quantia para adquirir determinado bem. Todo mês uma ou mais pessoas do grupo são contempladas, por sorteio ou lance, e recebem uma carta de crédito com o valor do bem contratado. As pessoas tem utilizado o consórcio para conseguir juntar algum dinheiro e, consequentemente, realizar seus sonhos. Essa fórmula tem dado certo para muitas pessoas”, garante Daniel.

Na hora de fazer um consórcio, essa dica também é fundamental, é preciso verificar se a empresa possui autorização junto ao Banco Central do Brasil. Na dúvida entre em contato com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), ou consulte algum especialista. Outras informações sobre consórcios podem ser obtidas através do site www.consorciovalor.com.br e demais contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.

Informação: Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque – www.comuniqque.com