Rondônia - 21 de junho de 2018
Home / Notícias / Concursos / Concurso ESA 2018: Edital com mais de mil vagas em maio!

Concurso ESA 2018: Edital com mais de mil vagas em maio!

Muita atenção concurseiros que aguardam o novo concurso público da Escola de Sargentos das Armas (ESA)! O novo edital será divulgado em maio de 2018 e terá mais de 1.000 vagas para candidatos de nível médio com remuneração de até R$ 3 mil!

As oportunidades serão para as áreas de Combatente/Logística – Técnica/Aviação, Música e Saúde. As provas são realizadas em todo o país, nas Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE).

Vagas e salários

Todos os anos, a ESA realiza concursos públicos com poucas mudanças nos requisitos e conteúdo do edital.

O último certame aconteceu em 2017 e contou com 1.100 oportunidades divididas em três editais para as áreas de Combatente/Logística – Técnica/Aviação, Música e Saúde.

Primeiro edital: Oportunidades para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército distribuídas entre áreas de Combatente, Logística Técnica e Aviação, para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador, Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção.

Segundo edital: Vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta, Flauta em dó/Flautim em dó, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Trombone Tenor/Trombone Baixo, Trompa e Trompete/ Cornetim/ Flueghorne.

Terceiro edital: Vagas para o Curso de Formação de Sargentos de Saúde no curso de Técnico em Enfermagem.

Concorrência Concurso ESA 2017

concurso ESA de 2017 atraiu 111 mil inscritos. Confira a concorrência de candidatos por vaga de acordo com a área:

– Geral/Aviação (masculino): 89 candidatos/vaga

– Geral/Aviação (feminino): 192 candidatas/vaga

– Música: 73 candidatos/vaga

– Saúde: 147 candidatos/vaga

Qual o salário?

Após a formatura, o candidato aprovado no curso de formação será engajado no Exército como 3º Sargento e terá remuneração inicial de R$ 3.325,00.

 

Como foram as Provas?

As provas são realizadas em todos os estados do país, nas Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE).

A avaliação do concurso ESA 2017 foi realizada em duas etapas. Na primeira, todos os candidatos foram avaliados por exame intelectual (prova objetiva), aplicado no dia 24 de setembro de 2017.

 

Os aprovados na primeira etapa passaram ainda por valoração de títulos; inspeção de saúde (IS); Exame de aptidão física; Exame de habilitação musical (apenas para os candidatos da área Música) e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, quando de sua apresentação.