Rondônia - 15 de novembro de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 26:1 – Como a neve no verão e como a chuva na sega, assim não é conveniente ao louco a honra.

Provérbios 26:1 – Como a neve no verão e como a chuva na sega, assim não é conveniente ao louco a honra.

Tolos devem ser desprezados; assim temos aqui uma símile para comparar a honra dada a eles com a situação atmosférica anormal e o desastre do agricultor. Neve no verão não é normal; é contrário à natureza: e a chuva pode arruinar a colheita quando o agricultor tenta recolher a safra da estação em seus depósitos. Nenhum desses eventos é correto, útil ou desejado; e eles causam problemas, confusões e perdas.

Esses eventos do tempo não são apropriados; tampouco o é honrar o tolo. O que significa “apropriado”? A Bíblia usa “adequado”, “apto,” e “correto” como sinônimos e o dicionário define, “Apropriado. Oportuno, próprio, conveniente, adequado, útil.” Portanto, podemos facilmente compreender que isto não é oportuno, próprio, conveniente, adequado ou útil honrar um tolo.

Os homens honram os tolos por várias razões. Eles não entendem o perigo que o tolo apresenta; eles são incapazes de reconhecer um tolo; o tolo é seu amigo; o tolo é um membro da família; eles supõem que o ser bom é sempre certo; e eles pensam que podem ajudar um tolo usando de misericórdia e honra.

O que é um tolo? Um tolo rejeita a instrução (Pv 23:9), ele presume que está certo (Pv 12:15), rejeita a correção (Pv 15:10), adora discutir (Pv 19:13), fala demais (Pv 15:2), difama as pessoas (Pv 10:18), guarda profundos rancores (Pv 17:12), é muito teimoso (Pv 17:10), não é bem sucedido (Ec 10:15), adora fazer travessuras (Pv 10:23), Ou é facilmente enganado (Pv 14:15). Esta é a base de uma definição.

E agora, você conhece alguns tolos? É claro que conhece. De que forma você vai tratá-los? Com honra e misericórdia? Ou repreensão e punição? O quanto você verdadeiramente confia na sabedoria de Deus?

Deus condena os tolos e nós devemos tratá-los da mesma forma. Damos aos tolos o tratamento apropriado quando os evitamos (Pv 13:20; 14:7), não falando com eles (Pv 23:9; 26:4), Repreendendo-os (Pv 26:5), açoitando-os; (Pv 26:3) pois os vergões podem ajudá-los (Pv 10:13; 17:10; 18:6; 19:29; 20:30).

A tolice está relacionada com o coração da criança, mas a vara afastará a tolice para longe dela (Pv 22:15). Assim, ao invés de honrar uma criança tola, ensine a ela sabedoria com a repreensão e a vara (Pv 29:15).

Honrar um tolo simplesmente aumentará a sua tolice (Pv 30:22), e vai estimular outros a serem tolos (Pv 21:11). Os tolos podem reconsiderar a sua tolice se todos os rejeitarem e os repreenderem. Governantes podem violar este provérbio honrando tolos e servos (Ec 10:5-7), e uma nação nessa situação está em perigo. Sindicatos trabalhistas, direitos da criança e liberdade de expressão são exemplos típicos.

Jesus não dava honra a tolos e Ele morreu por causa disso; porque os fariseus e outros religiosos tolos não suportavam a vida, as respostas e a condenação Dele (Mc 3:1-6; Mt 23:1-39).