Rondônia - 22 de setembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Produtores de Vale do Paraíso recebem caminhão com câmara fria para transporte de produtos processados

Produtores de Vale do Paraíso recebem caminhão com câmara fria para transporte de produtos processados

Os produtores do município de Vale do Paraíso, distante cerca de 23 km de Ouro Preto do Oeste, terão um  caminhão baú com câmara fria para transporte de produtos processados. O veículo foi entregue no último sábado pela secretária de Agricultura, Mary Braganhol, ao prefeito Charles Gomes, que destacou a importância do veículo para apoiar os produtores de agroindústrias do município.

imagem12-03-2018-16-03-23

Secretária entrega as chaves ao prefeito de Vale do Paraíso, Charles Gomes

Presente na ocasião, o deputado Laerte Gomes disse que o incentivo mostra o compromisso do governo do Estado para com o setor produtivo. “Precisamos sempre investir e incentivar o pequeno produtor a progredir”, destacou o deputado.

O prefeito Charles Gomes agradeceu ao governo de Rondônia a disponibilização do veículo para auxiliar os produtores no transporte da produção, citando o caso da Agroindústria Rodrigues, inaugurada recentemente, e que tem processado 12,5 toneladas de pescado ao mês, como tambaqui, pirarucu e pintado.

Além da agroindústria de processamento de peixes, que distribui o pescado para a maioria das escolas do entorno para suplemento da merenda escolar, a secretária Mary Braganhol também citou o trabalho das agroindústrias de polpas de frutas, como a Agroindústria Familiar Bom Princípío, que transforma em iogurte cerca de 10.500 litros de leite ao mês e que também abastece as escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Viemos entregar um caminhão baú com câmara fria para atendimento dos produtores que precisam manter a temperatura resfriada para transporte dos produtos”.

Ao destacar a importância do apoio aos produtores familiares, o secretário municipal de Agricultura de Vale do Paraíso, Paulo Cesar Marinho de Oliveira, disse que estão copiando o trabalho que Mary Braganhol fazia em Ariquemes, quando coordenava o trabalho da agricultura, na gestão do então prefeito Confúcio Moura. “Hoje, temos um governador municipalista, que descentraliza as ações em benefício dos municípios”, citou Paulo César, afirmando que também já entregaram calcário para cerca de 100 produtores e estão trabalhando agora na reforma da sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

imagem12-03-2018-16-03-27

Transporte vai apoiar pequenas agroindústrias

Elivelton Rodrigues, da Agroindústria Rodrigues, também declarou na oportunidade a importância do apoio que o governo vem dando para alavancar as atividades dos pequenos produtores agroindustriais. “Com a garantia do transporte, nossos produtos chegarão com muito maior facilidade”, reiterou.

Plante Mais

Mary Braganhol também anunciou que esta semana obteve a liberação de mais R$4,2 milhões de reais por meio do Fundo Fider, que serão utilizados na aquisição de mais três milhões de mudas de café para serem repassadas a agricultores dos municípios que ainda não foram contemplados. “Vamos levantar a demanda e em seguida estaremos procedendo à licitação das mudas junto aos viveiros que estão produzindo”, garantiu.

Ela também explicou que um caminhão baú similar será repassado aos agricultores do Assentamento Antonio Conselheiro, do município de Theobroma.  Também lembrou o trabalho que a Emater-RO vem fazendo junto aos produtores de leite, com o repasse do kit de leite a pasto, com recursos do Programa Pró-leite, destinado à recuperação de pastagens e armazenagem de alimentação para o gado na época da seca.

Presente na ocasião, o deputado federal Expedito Neto também elogiou a ação da Seagri, principalmente na condução dos procedimentos de aquisição dos equipamentos agrícolas e formação de patrulhas mecanizadas, provenientes de emenda coletiva da bancada federal rondoniense, no valor de R$150 milhões de reais, e que estarão sendo entregues em breve em todos os municípios. “Estamos satisfeitos com o trabalho que a secretária vem fazendo para contemplar a todos os municípios interessados”, destacou.

Mary Braganhol lembrou ainda que outros 39 caminhões estão sendo adquiridos para transporte da produção dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Com isso, muitos municípios serão contemplados para a melhoria da execução do programa”, concluiu.

Leia mais:
 Rondônia trabalha com a política de preservação ambiental na agricultura familiar