Rondônia - 18 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Concursos / Como será a prova discursiva do Concurso Banco do Brasil?

Como será a prova discursiva do Concurso Banco do Brasil?

Atenção concurseiros que planejam prestar o novo concurso público do Banco do Brasil para o cargo de Escriturário!

» Conquiste uma das vagas para o Banco do Brasil 2018 adquira os materiais para Escriturário SEM JUROS! «

A organização é mais uma vez da Fundação Cesgranrio, desta vez a seleção oferece 30 vagas imediatas e 30 vagas para cadastro de reserva, todas para lotação nas agências situadas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. (Saiba como se inscrever e os demais detalhes aqui)!

A exigência para concorrer ao cargo de Escriturário é possuir apenas nível médio completo! Saiba tudo o que faz um Escriturário do Banco do Brasil aqui!

Não é segredo que uma das melhores táticas de estudo é se preparar com base na última prova do concurso Banco do Brasil. Confira aqui tudo sobre o último concurso e ainda faça o download da prova!

Contudo é importante lembrar que uma das etapas mais importantes da avaliação será a prova discursiva. Pensando nisso a Nova Concursos te explica como será a prova e ainda traz dicas para garantir uma excelente pontuação, confira!

Como será a prova discursiva do Concurso Banco do Brasil?

A prova discursiva (redação) será a segunda etapa da avaliação, de caráter eliminatório e com valor de 100 pontos. Serão eliminados os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 70 pontos, ou seja, será preciso uma boa preparação para atingir uma pontuação tão alta!

Os candidatos terão que redigir um texto em prosa, dissertativo/argumentativo contendo entre 25 e 30 linhas sobre um tema que será fornecido pela banca, a Fundação Cesgranrio.

Ainda não se sabe qual será o tema, mas geralmente o tema é sobre atualidades.

Dicas sobre o tema

A dica aqui é, para sair na frente dos concorrentes é importante se antecipar buscando boas fontes de informação; faça leituras de qualidade; informe-se sobre os mais variados assuntos que estão em alta. Lembre-se que o tema geralmente será relacionado ao ramo de atividade da empresa que está abrindo concurso, no caso o Banco do Brasil.

Possíveis temas

♦ Segurança – Altos índices de violência no país; crescente número de assaltos a agências bancarias.

♦ Tecnologia – Uso de aplicativos de celular para movimentação das contas e a questão da segurança em se utilizar esses aplicativos.

Dicas para um bom texto

Texto em prosa é dividido em parágrafos e deverá ser dissertativo/argumentativo. O que significa que seu texto deverá expressar um posicionamento convincente e ter um bom argumento. 

Atenção para o número de linhas (25 a 30 linhas) o que significa que o seu texto deverá ser composto de 4 ou 5 parágrafos. Não existe segredo para escrever um bom texto, a melhor estratégia é praticar muito!

Por fim atenção para as normas padrão: Concordância, regência, colocação pronominal, pontuação (especialmente vírgulas) e crase.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso Banco do Brasil 2018

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

» Conquiste uma das vagas para o Banco do Brasil 2018 adquira os materiais para Escriturário SEM JUROS! «