Rondônia - 13 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Acre / Governo anuncia cursos e pós-graduações em parceria com a Universidade do Colorado e Ufac « Acre

Governo anuncia cursos e pós-graduações em parceria com a Universidade do Colorado e Ufac « Acre

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 12, o governador Tião Viana, ao lado do reitor da Faculdade de Direito da Universidade do Colorado, James Anaya, anunciou uma série de cursos em parceria institucional com a Universidade Federal do Acre (Ufac).

imagem12-03-2018-17-03-19

Serão alguns cursos de rápida duração, , além de avanços na negociação entre a universidade acreana e a americana para um intercâmbio na área de mestrados e doutorados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Serão alguns cursos de rápida duração nas áreas de direito humanitário, direito indígena, resolução de conflitos e desenvolvimento sustentável, além de avanços na negociação entre a federal acreana e a universidade norte-americana para um intercâmbio na área de mestrados e doutorados.

A parceria entre as instituições para a cooperação educacional é fruto da articulação do governador Tião Viana junto à Força Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF), após ser convidado para uma série de visitas institucionais e de prospecções para relações internacionais no Colorado (Estados Unidos), em 2017.

“Hoje estamos falando de conhecimento. É uma universidade americana detentora de cinco prêmios Nobel, enquanto o Brasil infelizmente ainda não ganhou nenhum. Construímos uma relação de cooperação em nossa visita e agora eles estão aqui para solidificar o início dessa parceria, com cursos e pós-graduações para nossos profissionais e jovens acreanos que buscam a construção do conhecimento”, ressalta o governador.

Reuniões de planejamento ainda nos próximos dias definirão os detalhes de como será a seletiva para os cursos entre as instituições no Acre, com o primeiro já programado para maio deste ano.

Quebrando barreiras

imagem12-03-2018-17-03-22

“Eu creio que temos muito a aprender nessa experiência aqui no Acre. E apostamos que os programas que queremos implantar, serão de grande benefício a nossa Universidade e estudantes”, conta James Anaya (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O reitor James Anaya é um especialista em direitos humanos internacionais e questões relativas aos povos indígenas. Com dois livros publicados sobre o tema, ele tem palestrado em muitos países em todo o mundo e assessorado inúmeras organizações indígenas americanas e outras de vários países em questões de direitos humanos e povos indígenas.

Para ele, a vinda ao Acre é uma oportunidade única de troca e ganhos de conhecimentos, tanto na área acadêmica, quanto em sua área de atuação, já que ele se prepara para visitar ainda esta semana a Terra Indígena Poyanawa, em Mâncio Lima.

“Nosso interesse é aprender em primeiro lugar. Eu creio que temos muito a aprender nessa experiência aqui no Acre. E apostamos que os programas que queremos implantar, serão de grande benefício. Queremos compartilhar conhecimento e experiências que enriqueçam nossas universidades. E pensamos que esse intercâmbio possa beneficiar tanto a população do Acre, seu governo e a nós também”, conta Anaya.

Forte agenda

Além da agenda de cooperação com a Ufac, o reitor da Faculdade de Direito da Universidade do Colorado irá fazer uma série de agendas institucionais no Acre. Ele e sua equipe visitarão o Tribunal de Justiça, a própria sede da Ufac. James Anaya também dará uma palestra no Ministério Público do Acre na terça-feira, 13, às 14h30.

imagem12-03-2018-17-03-25

Colleen Lyons cumprimenta o desembargador Laudivon Nogueira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A diretora do GCF e representante da Universidade do Colorado, Colleen Scanlan Lyons, acompanha a agenda no Acre.

“Essas visitas são pra ouvir quais perspectivas a gente precisa levar pros cursos. Quais são os desafios e os modelos que estão dando certo. Porque aqui no Acre tem um modelo indígena que está funcionando muito bem. Isso pode ser um modelo que podemos levar para outros lugares”.

Apoio do GCF

A Força Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas, o GCF, é um importante parceiro do Acre nas articulações internacionais. A aproximação do governo acreano com o estado americano da Califórnia, é fruto do apoio do GCF. Além disso, a organização tem apoiado o fortalecimento do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e articulou junto à Noruega $ 25 milhões de dólares para os estados brasileiros usarem na preservação florestal e desenvolvimento sustentável.


thumb_up