21.8 C
Ariquemes
sábado, 23 março 2019, 22:39

Oficina Embaixadoras da Água abre inscrições para selecionar brasileiras – Brasília

Estão abertas as inscrições para a oficina Embaixadoras da Água, uma das atividades do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília de 18 a 23 de março. Serão disponibilizadas 70 vagas para mulheres de todo o Brasil.




A oficina será em 20 de março, das 9 às 12h30, na Sala de Diálogos Água em Movimento, na Vila Cidadã, montada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O objetivo é sensibilizar mulheres a se tornarem protagonistas de ações voltadas para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A programação inclui dinâmicas vivenciais, palestras e roda de debates em torno do tema sob a perspectiva feminina. A iniciativa é da Academia de Formação de Embaixadoras da Água, parceria entre o Brazil Women for Water, o Soroptimist International e o Women for Water Partnership.

A criação de um espaço específico feminino em torno da causa resulta do princípio 3 da declaração aprovada na Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente, em Dublin, na Irlanda, em janeiro de 1992.

Segundo o documento, “as mulheres têm papel fundamental na administração, gestão e proteção dos recursos hídricos”. Constata ainda a carta que a importância feminina está implícita no processo, mas isso raramente se verifique nos arranjos institucionais.

Fórum Mundial da Água

Fórum Mundial da Água 2018

A academia está envolvida em ações voltadas ao alcance da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a entidade trabalha duas interfaces: Igualdade de gênero (ODS 5) e Água e saneamento (ODS 6), segundo informa a coordenadora da oficina, Yara Blochtein.

Entre outras autoridades no tema, a programação contará com a presença de Mariet Verhoef Cohnenm, presidente da International Soroptimist; Margarida Yassuda, vice-presidente do Women for Water Partnership e Eunice Cruz, presidente da Ong BPW Brasil (Business Professional Women).

Também têm presença confirmada Agatha Tomazi, coordenadora do Parlamento Latino-americano Caribenho da Juventude pela Água e Daniela Nogueira, doutora em Água e Gênero pela UnB. Os especialistas Eldis Camargo dos Santos e Demetrios Christofidis atuarão como facilitadores dos debates.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento

Oficina Embaixadoras da Água

20 de março

Na Vila Cidadã (Estádio Mané Garrincha)

Inscrições abertas (Clique aqui)

Últimas notícias: