Ouvidora Samira Simas recebeu o certificado da CGU no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)
Para efetivar o reconhecimento pela premiação no I Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias, servidores da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam certificado do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) na solenidade do evento Cidadão 3.0, nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro.
Implantado em 2017 para servir de instrumento de promoção da participação da comunidade escolar na gestão, o projeto Conversando com a Escola foi premiado em fevereiro deste ano pela CGU. O projeto ficou em terceiro lugar na categoria ‘Ampliação de Espaços e Canais de Participação Social’ do concurso.
O projeto Conversando com a Escola tem o objetivo de estimular a formação cidadão dos estudantes da rede pública estadual. Para isso, as equipes visitam as escolas estaduais, apresentando para a comunidade escolar o trabalho que é desenvolvido pelo setor e dialogando sobre a importância da participação de todos na busca por uma educação de qualidade.
Para Samira Simas, ouvidora da Seduc, o reconhecimento se estende a toda a gestão do Governo do Maranhão. “Esse prêmio é um reconhecimento à proatividade do Governo do Estado que vai à escola buscando ouvir os alunos e antever e resolver algumas demandas da comunidade escolar”, celebrou. “Nós também expomos aos alunos os mecanismos que podem ser utilizados para o controle social e a condução de uma gestão transparente e democrática na escola”, concluiu.
“Podemos afirmar que estamos fazendo transparência e controle de acordo com os melhores padrões do país”, comemorou o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha. “Esse prêmio é um reconhecimento à Rede de Ouvidorias do Governo do Maranhão, através do projeto Conversando com a Escola, liderado pela Secretaria de Educação”, completou.
Boas práticas de ouvidoria
O concurso promovido pela CGU teve por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, com destaque para a inovação e efetividade no aprimoramento da participação social e na melhoria da gestão.
Ao todo, 71 boas práticas de ouvidoria de todo o país foram inscritas nas categorias ‘Aprimoramento do controle social’, ‘Ampliação de espaços e canais de participação social’ e ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’.
As práticas foram avaliadas e julgadas por comissões de julgamento, formadas por três membros e seus suplentes. Os participantes receberam notas de 0 a 10 em cada um dos quatro critérios de avaliação: criatividade e inovação; custo-benefício; impactos da iniciativa/contribuição para a efetividade; e simplicidade e replicabilidade.
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