Rondônia - 13 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Pró-família chega ao nortão de Mato Grosso

Pró-família chega ao nortão de Mato Grosso

Centenas de famílias beneficiadas pelo programa Pró-Família receberam o cartão magnético que dá direito a compras de R$ 100 em alimentação no sábado (10.03). Os municípios de Nova Santa Helena, Itaúba, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo foram contemplados com a ação.

Em Nova Santa Helena, 13 famílias receberam o cartão. A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi lembrou do Dia Internacional da Mulher e que 91% das assistidas pelo programa Pró-família são mulheres. “Não viemos aqui só trazer um cartão, viemos trazer a transformação na vida dessas pessoas. Já são 105 municípios com o programa efetivamente implantado”, disse.

Monica lembrou que os recursos para concretizar o Pró-família já existem desde 2002. No entanto, só foi colocado em prática em 2016 e com isso mais de 20 mil famílias já deixaram a linha de extrema pobreza.

A prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Gedes Carrara lembrou que a ação é importante porque ajuda na renda familiar e ainda fomenta o comércio local. Já o prefeito de Itaúba, Valcir Donato, comemorou a inclusão de mais de 40 famílias no programa. Lembrou que a ação melhora a condição das famílias e reduz a chance de sejam cooptados pela criminalidade, além de possibilitar a geração de empregos e renda.

O governador Pedro Taques destacou a importância da ação e disse que o Estado tem vontade política para seguir com o programa. “Estamos distribuindo uma renda pra quem passa por momento de dificuldades. A ideia é que as famílias deixem o programa e possam ter uma vida digna”, disse o governador.

Beneficiária do programa, Elizeth Mendonça, afirma que o dinheiro vai fazer diferença na vida da família. Ela tem três filhos e junto com a sua mãe recebem apenas um salário mínimo do INSS. “Esse cartão vai fazer a diferença pra nós e estou muito feliz”, comemorou.

Em Terra Nova do Norte, onde foram contempladas 153 famílias, o prefeito Valter Kuhn disse que os cartões vão fomentar a economia local.

Também participaram dos eventos o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon e a secretaria-adjunta da Casa Civil, Paolla Reis.