Rondônia - 20 de setembro de 2018
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Produtores do Paraná terão espaço no Sirha 2018

Os produtores rurais paranaenses que comercializam produtos de valor agregado e apelo gourmet, participam, de 14 a 16 de março, em São Paulo, da Sirha (Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation), principal evento internacional para profissionais de gastronomia e hotelaria. Eles terão a oportunidade de apresentar seu mix de produtos e avançar em um novo nicho de mercado, que valoriza o uso de ingredientes diferenciados no preparo de pratos especiais.

Os três selecionados integram programas do Sebrae, como o de Indicação Geográfica e o Selo Alimentos do Paraná, e são referência por sua tradição, pelo “saber fazer” e pelas certificações que atestam a qualidade em seus processos de produção. Esta é a terceira vez que produtores do estado marcam presença no evento, sendo que a lista é renovada a cada ano para que mais empresas tenham oportunidade de participar.

“A Sirha é uma grande porta de acesso para a geração de negócios no ramo da gastronomia e o Sebrae intermedia este contato, colocando frente a frente empresas rurais e urbanas, de micro e pequeno porte do segmento de alimentos de bebidas, que querem expandir seus mercados, com profissionais compradores que valorizam a diferenciação e o valor agregado”, destaca a consultora do Sebrae no Paraná, Andreia Claudino.

Estreante no evento deste ano, Anneleen Dewulf, vai representar a Porto Brazos, empresa localizada na área rural de Ponta Grossa, que utiliza amoras silvestres para a produção artesanal de aguardentes, licores, vinhos, cervejas e geleias. “Temos uma boa expectativa com o fermentado de amora licoroso, que pode ser utilizado no preparo de diversos pratos e que tem um sabor muito peculiar. Normalmente, a amora é utilizada in natura ou congelada. Por ser um produto diferente, acredito que deve gerar interesse dos compradores daqui e de fora. Como haverá espaço para apresentação dos produtos e degustação, o evento também será uma forma de capilarizar nossa atuação e gerar mais fluxo para nosso e-commerce”, acredita.

Já Marcos Roberto Trentini, da Tudo Fresco, de Morretes, Litoral do estado, que atua no cultivo, processamento e distribuição de cortes diferenciados de palmito de pupunha in natura, o principal objetivo será avaliar a possibilidade de entrar em outros mercados, já que hoje o foco de sua produção é para restaurante e padarias de Curitiba.

“Por ser um produto fresco, sem adição de conservantes e aditivos de sabor, a logística para conservação do produto é bem complexa. Mas, dependendo do resultado do evento, vamos definir novas formas de embalar e transportar nosso produto para expandir nossa atuação”, explicou Marcos Treitny, responsável pela empresa.

O pensamento de Ronaldo Toppel Filho, presidente da Associação dos Amigos da Erva Mate, de São Mateus do Sul, é divulgar as diversas aplicações do produto entre profissionais da gastronomia nacional e internacional que participam do evento. A erva-mate de São Mateus do Sul integra a seleta lista das Indicações Geográficas (IGs) brasileiras, registro que comunica a procedência do produto. A erva-mate pode fazer a diferença no sabor de alguns pratos como risotos, farofas, pães e sobremesas, como o sorvete, e também, ser base no preparo de uma infinidade de chás saborizados. “Teremos acesso direto a um público que pode divulgar nosso produto e nossa região, e ainda, utilizar a erva-mate em suas criações, inovando em suas áreas e gerando ainda mais negócios para nossos empresários. Será uma grande oportunidade para nós”, antecipa.

O Sirha deve atrair cerca de 15 mil pessoas durante os três dias, além de 250 expositores e marcas brasileiras e internacionais. O Sebrae terá ainda um Lounge do Conhecimento, com palestras, aulas-show, harmonizações entre os produtos presentes na feira, além de painéis com debates sobre produtos artesanais, origem e certificações diversas, dentre outros temas. Outro destaque na programação será a rodada de negócios, que acontecerá nas manhãs dos dias 15 e 16, com objetivo de aproximar os empresários dos produtores rurais que estarão presentes ao evento, e os possíveis compradores.

“Participar de um evento deste nível também é uma oportunidade do produtor perceber em que áreas precisa evoluir para agregar valor e dar ainda mais visibilidade ao seu produto. Seja investindo na apresentação, no atendimento ou em tecnologia e inovação. Conhecer como funciona este nicho de mercado e o que é valorizado por chefs, jornalistas, donos de empórios e consumidores de produtos gourmet é essencial para empresários do segmento de alimentos e bebidas com foco na diferenciação, gourmetização e qualidade”, completa Andreia Claudino.