Rondônia - 22 de setembro de 2018
Home / Notícias / Concursos / 7 dicas que ajudam a melhorar sua concentração!

7 dicas que ajudam a melhorar sua concentração!

Uma das principais queixas entre os concurseiros é a dificuldade em se concentrar nos estudos. Outra situação bastante prejudicial é não conseguir manter o foco e a concentração por um período mais extenso de tempo.

Caso você esteja passando por algum destes problemas, não se preocupe, pois trata-se de um problema normal para quem ainda não possui o hábito de estudar.

A boa notícia é que existem muitas maneiras e técnicas de aperfeiçoar a capacidade de concentração e a Nova Concursos vai te ajudar com 7 dicas valiosas, confira!

1 – Tenha um objetivo

A primeira dica é talvez a mais importante. Se você já tomou a decisão de ser aprovado em um concurso público, esse deverá ser seu principal objetivo. Portanto evite distrações e projetos paralelos, ao menos até atingir sua meta!

2 – Cuide da saúde

Um corpo debilitado pode condenar a sua preparação para o concurso. Isso porque a falta de descanso e nutrientes impacta diretamente na capacidade de concentração nos estudos. A dica é: Faça lanches regulares, beba pelo menos dois litros de água diariamente e durma pelo menos 8 horas sem interrupções. Não se esqueça dos exercícios físicos, que ajudam na capacidade de concentração e combate o estresse, otimizando as funções do corpo – como liberação de hormônios e potencializar o sistema imunológico.

3 – Organize seu tempo

A capacidade de concentração está diretamente ligada à organização. Existem diversas técnicas de gestão do tempo na internet, busque uma que funcione bem para sua rotina diária e ajude a colocar as suas prioridades em perspectiva, pois isso o fará assumir uma tarefa de cada vez e permitirá mais foco ao que é importante no momento.

4 – Cuide do seu ambiente de estudos

É difícil manter a concentração em um lugar sujo e desorganizado. A dica é: Mantenha à mão tudo o que você precisa para estudar. Escolha um local sem interrupções, arejado e com boa iluminação. Muitas vezes o problema está justamente no excesso de informações e bagunça do ambiente e isso afeta bastante a capacidade de concentração.

5 – Evite a procrastinação

Procrastinar é deixar para depois o que deve ser feito agora. A dica aqui é: Mantenha seu foco na solução das coisas e não nas dificuldades. Deixe as desculpas de lado e não dê tanto valor aos problemas e contingências.

6 – Utilize metas e prazos

Essa dica é para melhorar a sua concentração nos estudos! Imponha metas diárias ou semanais com prazos definidos. Desta forma, você deverá aprender um determinado assunto e praticá-lo com a perspectiva de terminar e iniciar outro assunto.

7 – Use técnicas de memorização

Se você encontra dificuldade em se lembrar do conteúdo estudado, saiba que existem diversas técnicas de memorização, como listas, gravação áudio (no celular mesmo), mapas mentais, entre outros. Outro bom exemplo é o ciclo de estudos – que utiliza horários pré-definidos, mas não fixos, com revisão programada no final de cada etapa. No final você deve encontrar uma que funcione bem para o seu caso.

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!