O Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha) é, como o próprio nome diz, um evento mundial dos segmentos de hotelaria e food service que procura destacar os sabores mais genuínos e exclusivos do país onde é realizado e apresentá-los a profissionais, chefs, sommeliers e compradores especiais. No Sirha São Paulo, que será realizado de 14 a 16 de março deste ano, os representantes da cervejaria artesanal Caatinga Rocks, de Maceió, terão a oportunidade de expor nesse espaço, com o apoio do Sebrae em Alagoas, a cerveja Pura Vida Surf Ale.
Por entender o Sirha como uma vitrine estratégica, o Sistema Sebrae organiza o espaço Terroir Sebrae no evento, onde pequenas empresas podem mostrar seus produtos exclusivos após seleção nos estados. Na edição passada, em 2016, no Rio de Janeiro, a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro) e a Apícola Fernão Velho representaram Alagoas com seus produtos de fécula de mandioca e à base de mel, respectivamente. Dessa vez, a escolhida foi uma das bebidas da cervejaria artesanal Caatinga Rocks, que é feita com cascas de laranjas orgânicas da Associação Agroecológica de Santana do Mundaú (Ecoduvale).
A Pura Vida Surf Ale, como descreve o site da Caatinga Rocks, é uma cerveja de corpo bastante suave, sem amargor e com alto drinkability (termo em inglês de tradução aproximada a ‘facilidade de ser bebida’). O destaque que lhe garantiu presença no Sirha São Paulo é seu aroma com perfil levemente cítrico de laranja, obtido das cascas vindas de Santana do Mundaú. Possui graduação alcóolica de 4,5% e harmoniza com saladas, frutos do mar e pratos leves em geral.
Marcus Leal sabia exatamente o que e onde procurar para dar esse toque especial à Pura Vida. Antes de empreender ao lado do irmão Rafael na Caatinga Rocks, ele foi consultor do Sebrae em Alagoas na área de Marketing e Vendas e conheceu o trabalho da associação. “Eu conheci a Ecoduvale e o trabalho que o Inácio [Francino, presidente] fazia lá, então, quando veio a ideia de produzir a cerveja, eu soube onde ir buscar as cascas para dar esse toque no sabor com qualidade”, comentou o empresário, que já estabeleceu parceria em outra ocasião com as Mulheres de Fibra de Maragogi – associação de artesãs também atendida pelo Sebrae em Alagoas – para embalagens especiais da cervejaria.
Estar em destaque diante de um público exclusivo como o dos frequentadores do Sirha era um dos objetivos dos irmãos para a Caatinga Rocks. Contudo, a velocidade com que as situações se apresentaram são uma alegria a mais. “Sempre almejamos entrar em contato com esse público diferenciado, mas não imaginávamos tão cedo. A cervejaria completou um ano de vida em 9 de fevereiro este ano, data que marcou o lançamento do nosso primeiro rótulo, a Serelepe”, comentou Marcus.
Esse rótulo de cerveja é outra grande atração da empresa, pois venceu a Copa da Cerveja POA, em Porto Alegre, no último mês de novembro, e foi nomeada a melhor cerveja artesanal do Brasil. No Sirha São Paulo, sua ‘irmã’ Pura Vida vai ter a chance de aparecer, também, fazendo sua apresentação àqueles em busca de novas experiências e aos setores que buscam tendências no mercado. Ela estará lado a lado com uma cervejaria artesanal do Amapá, puxando para cima as referências de fabricação de cerveja no país. “Isso é bom porque mostra que o pessoal aqui e no Amapá tem capacidade e sabe fazer cerveja também. Estar presente em eventos assim é muito positivo para aumentar a divulgação e a visibilidade da Caatinga, e é isso o que vamos buscar no Sirha”, defendeu Marcus.
É justamente o que Vania Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, ressalta, destacando que a participação da Caatinga Rocks no Sihra será importante para que a cervejaria cresça comercialmente, fortaleça ainda mais a marca e impulsione suas práticas de gestão. “Visualizamos essa participação como uma oportunidade para que a Caatinga Rocks, uma cervejaria genuinamente alagoana, acesse novos mercados, e quem sabe até passe a exportar para outros países. O Sirha é um evento que tem pessoas do Brasil e do mundo inteiro em busca de produtos diferenciados, com características especiais e inovadoras, como é o caso da Caatinga Rocks. Também esperamos que esse seja um momento para que a empresa potencialize sua gestão”, concluiu Vania.