Rondônia - 22 de setembro de 2018
Home / Notícias / Colunas / Luca Moreira / Conheça os benefícios do damasco

Conheça os benefícios do damasco

Fruta tropical das épocas mais quentes do ano, o damasco, além de muito saboroso, reserva um arsenal de vantagens para quem o consome. Boa parte dos benefícios do alimento se dá por conta da grande quantidade de betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, que o mesmo possui na composição. “É uma substância que fortalece o sistema imunológico, além de ser benéfica para a saúde da pele e de outros órgãos, principalmente dos olhos”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

Segundo a profissional, outro relevante componente do damasco é o licopeno. “Pelo fato de impedir a oxidação das células do corpo, é essencial para a saúde do fígado, pulmões e coração. Para os homens, é ainda mais importante, já que o licopeno reduz significativamente o risco de desenvolver câncer de próstata”.

Fósforo, cálcio, ferro, potássio e vitaminas K, C, B3 e B5, também não faltam no damasco. “Ainda contém minerais, como o cobre que, além de auxiliar na absorção do ferro, ajuda contra a anemia e na produção de hemoglobina, que é útil para as mulheres que experimentam um fluxo pesado durante os períodos menstruais”.

A nutricionista conta que comer a fruta, a versão desidratada ou geleias feitas com 100% da fruta, ajuda no trato do sistema digestivo, pois age como um laxante para liberar os resíduos indesejados. “Essa versão seca e a geleia também disfarçam a vontade de ingerir doces extremamente calóricos”, complementa.

Por fim, a consultora da Superbom destaca que o consumo do damasco deve estar alinhado com uma dieta balanceada. “Ao ingerir a fruta regularmente e seguir uma dieta equilibrada associada a exercício físico regular, o indivíduo conseguirá aproveitar em sua totalidade todos os benefícios que o alimento oferece”, finaliza.