Rondônia - 23 de junho de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Em São Luís, Governo amplia atendimento à população no Espaço Mais Saúde – Maranhão

Em São Luís, Governo amplia atendimento à população no Espaço Mais Saúde – Maranhão

imagem13-03-2018-22-03-16

imagem13-03-2018-22-03-17

Atendimento de saúde no Espaço Mais Saúde. (Foto: Márcio Sampaio)

Com a oferta de serviços na área de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional e ações educativas em saúde, o Governo do Estado está ampliando a assistência à saúde da população. Mais de 600 atendimentos foram realizados no Espaço Mais Saúde, instalado no primeiro andar do Shopping da Ilha, em São Luís.

O Espaço Mais Saúde foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na sexta-feira (9), como parte da programação do Março Mulher. Nos quatro primeiros dias, 664 atendimentos foram realizados. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

“Os serviços do Espaço Mais Saúde geram inúmeros benefícios para a saúde da população, produzindo um impacto positivo no bem estar e na qualidade de vida dos cidadãos”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Uma equipe de nutricionistas da SES faz aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e, caso sejam encontradas alterações que indiquem sobrepeso ou obesidade, há orientação sobre alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares, além de direcionamento para consulta com os profissionais da nutrição para criação do plano alimentar.

A nutricionista Raimunda Cardoso explicou a importância que esse tipo de atendimento tem para a população. “É um serviço muito importante, pois a gente mostra para a população em qual estado nutricional ela se encontra – se tem sobrepeso, obesidade. Em cima disso, fazemos uma breve avaliação nutricional para que ela tenha qualidade de vida”, explicou.

A especialista reforçou a importância da alimentação saudável aliada aos exercícios físicos para garantir mais qualidade de vida. “A base da alimentação tem que ser de alimentos naturais, evitar frituras, sal, excesso de produtos com açúcar. Mostramos para eles (pacientes) que alimentos são esses. Então, atrelar uma boa alimentação com a atividade física traz muitos benefícios para saúde e esse é o objetivo”, pontuou Raimunda Cardoso.

“É excelente. Aproveitei para verificar minha pressão e avaliação nutricional de graça, o que é melhor ainda”, afirmou o funcionário público Francisco das chagas Farias Silva, 54 anos. A professora Francisca Fernandes, 52 anos, elogiou a oferta da ação. “Vim resolver outras coisas no shopping e aproveitei para usar esse serviço”.

Serviços de dermatologia e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão disponibilizados para a população. O Espaço Mais Saúde funcionará no Shopping da Ilha até o dia 31 de março.

“Acho bom, porque facilita para gente que trabalha e nunca tem tempo para procurar um posto de saúde. Achei sensacional”, disse verificar minha pressão e avaliação nutricional, afirmou Jaqueline Brito, 28 anos.

Comentários

Comentários