Rondônia - 24 de junho de 2018
Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Comitiva tailandesa estuda investimentos em Mato Grosso

Comitiva tailandesa estuda investimentos em Mato Grosso

A equipe de Prospecção e Projetos da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, esteve nesta terça-feira (14.03), na cidade de Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá), com o prefeito do município, Leonardo Bortolin e a comitiva de tailandeses da empresa Echaroen Pokphand Group (CPG). O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda. Os investidores do ‘trade’ industrial, demonstraram interesse na compra e exportação de grãos produzidos no estado.

O diretor de Prospecção e Projetos da Desenvolve MT, João Alexandre Gebara, explicou que a comitiva formada por jovens empresários é do C.P. Group, um dos maiores importadores de grãos do Brasil. A empresa possui quarenta filiais e tem cerca de 50% da produção na região. “Destaca-se como base econômica do município a produção de soja, milho, algodão e outros grãos. Primavera precisa de investimentos e o nosso encontro é de conhecimento e analise de alguns requisitos essenciais para que saiam daqui subsídios e a instalação de uma esmagadora, que trará fonte de emprego e renda na cidade”.

Os tailandeses vieram conhecer de perto as potencialidades do município e apurar informações a respeito da produção de soja local. “Estamos recebendo grandes investidores com o interesse de instalar o seu negócio na cidade. Esse resultado veio através das articulações das viagens internacionais do governador Pedro Taques. Precisamos desse apoio para que possamos juntos atrair mais investidores e desenvolver a economia na região”, Afirmou o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin.  

Além da cidade de Primavera do Leste, os representantes da empresa C.P.Group, visitaram os municípios de Alto Taquari e Chapada dos Guimarães. O intuito das visitas é prospectar investimentos e analisar cada município. A empresa opera no ramo alimentício.

A Tailândia vem expandindo negócios no Brasil com forte potencial na economia e investimentos, ocupando o segundo lugar no agronegócio. O país teve um rápido crescimento econômico entre meados da década de 1980 e fim da década de 1990, tornando-se um grande exportador. A indústria, agricultura e o turismo são os setores que mais contribuem para a economia. Entre os dez países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a Tailândia ocupa o segundo lugar em qualidade de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é classificado como elevado.