Rondônia - 19 de junho de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Festejo de São José começa nesta quinta-feira (15), na Capela das Laranjeiras – Maranhão

Festejo de São José começa nesta quinta-feira (15), na Capela das Laranjeiras – Maranhão

imagem14-03-2018-15-03-18

imagem14-03-2018-15-03-19

Capela São José das Laranjeiras. (Foto: Divulgação)

A Capela São José das Laranjeiras, equipamento cultural do estado vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), anexo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), inicia nesta quinta-feira (15) os festejos religiosos de São José, santo padroeiro da paróquia. O Festejo de São José das Laranjeiras, evento que já se tornou tradicional em São Luís, reúne fiéis todos os anos com missas, procissão e outros atos religiosos.

imagem14-03-2018-15-03-20

São José das Laranjeiras. (Foto: Divulgação)

A programação, que é realizada pela comunidade do entorno da Rua Grande, Centro de São luís, acontece na Capela das Laranjeiras, ao lado do antigo Colégio Maristas. O evento segue até a próxima segunda-feira (19), dia de São José.

Na capela, os católicos participarão das atividades religiosas dedicadas ao santo, considerado o Patrono Universal da Igreja Católica. Durante o festejo os fiéis irão prestar homenagens ao santo padroeiro com terços, ladainhas e com a celebração da Santa Missa, e no último dia será realizada tradicional procissão pelo centro da cidade.

Construída no início do século XIX pelo português José Gonçalves da Silva, proprietário da Quinta das Laranjeiras, a capela possui características neoclássicas com elementos do barroco. A imagem de São José destaca-se em virtude da talha de alta qualidade, juntamente com uma pintura a óleo sobre tela no retábulo de Nossa Senhora da Penha.

A capela fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, no horário 9h às 17h.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão possui, sob sua coordenação, oito casas de cultura que preservam a história e o acesso aos bens culturais do Maranhão. São elas o Museu de Arte Sacra, Cafua das Mercês (Museu do Negro), Igreja São José do Desterro, Capela Bom Jesus dos Navegantes, Capela São José das Laranjeiras, Museu Histórico de Alcântara e Museu de Artes Visuais (em reforma).

Comentários

Comentários