Rondônia - 25 de setembro de 2018
Home / Notícias / Esportes / Confederação Brasileira de Futebol / Friburguense completa 38 anos nesta quarta-feira

Friburguense completa 38 anos nesta quarta-feira

No dia 14 de março de 1980, nascia a equipe de Nova Friburgo-RJ, o Friburguense Atlético Clube, resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube. O clube já disputou 13 campeonatos estaduais e está na elite do Campeonato Carioca desde a conquista de 1997, que permitiu o acesso à primeira divisão.

Logo em seu primeiro ano de fundação, estreou na Segunda Divisão do Campeonato Estadual, ficando na sétima posição. Permaneceu mais dois anos disputando o acesso, quando, em 1983, chegou ao segundo lugar após uma sequência de três vitórias seguidas, qualificando-se para a disputa da Primeira Divisão, onde acabou ficando em último lugar em 1984, sendo rebaixado de volta a Segunda Divisão do Estadual. Depois de ficar mais dois anos disputando o acesso, o Friburguense foi novamente vice-campeão da Segunda Divisão fluminense em 1987, perdendo para o Volta Redonda-RJ na final. Contudo, no ano de 1988 o time fez uma campanha ruim e acabou sendo rebaixado.

A partida da década de 1990, o Tricolor da Serra começou a ganhar destaque no cenário estadual. Após dois vice-campeonatos, o time conquistou a Série B do Campeonato Estadual de 1994. Em 1998, depois da boa campanha no estadual, o clube conseguiu uma vaga no Série C do Brasileiro. Após uma má participação, foi desclassificado na Primeira Fase. No ano de 2004 chegou as semifinais da Taça Rio, sendo eliminado pelo Vasco-RJ nos pênaltis por 5 a 4, após empate de 1 a 1 em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O bom desempenho na competição, premiou o time com a inédita classificação para a Copa do Brasil de 2005. Na primeira fase, passou pelo Caldense-MG. Mas, na fase seguinte, acabou sendo eliminado pelo Internacional-RS depois de empatar em casa por 1 a 1 e perder fora por 4 a 0.

O Tricolor da Serra vem estimulando o esporte amador em diversas categorias e também o futebol de base, assim como a equipe profissional que apesar de estar com pouco mais de vinte e cinco anos, está crescendo a cada dia e se consagrando como uma das melhores equipes do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, a Friburguense Atlético Clube ocupa a 194ª posição no Ranking de Clubes da CBF com 75 pontos. A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza toda a diretoria, funcionários e torcedores pela data especial e deseja muitas glórias e conquistas no futuro. Parabéns, Frizão!