Rondônia - 22 de setembro de 2018
Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Posto Médico Avançado do JUBs será narrado em livro como experiência de sucesso em Cuiabá

Posto Médico Avançado do JUBs será narrado em livro como experiência de sucesso em Cuiabá

A ferramenta de gestão em Eventos de Massa, chamada de Posto Médico Avançado, utilizada em 2016 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), será narrada como artigo científico pelo diretor técnico do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, o intensivista Fábio Liberali Weissheimer, em mais um volume do Programa de Atualização em Medicina de Urgência e Emergência (PROURGEM), uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) em convênio com a Artmed/Panamericana Editora.

Fábio Liberali Weissheimer, que coordenou as ações da saúde no JUBs em Cuiabá, fez um MBA de Gestão Estratégica e Inovação pela Faculdade de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)) e usou o modelo de gestão de Posto Médico Avançado em eventos de massa no seu Trabalho de Conclusão de Curso, já defendido e aprovado, foi convidado para escrever um capítulo do livro sobre a experiência altamente positiva.

O Posto Médico Avançado, explica o intensivista, é uma unidade de saúde colocada no local do evento com o objetivo de resolver o máximo possível as demandas geradas pelo próprio evento. “A intenção é não utilizar a rede tradicional de saúde, normalmente sobrecarregada, aumentando a satisfação do usuário do evento público e atletas e a segurança na cidade-sede, já que doenças infectocontagiosas podem ser trazidas”, observa.

imagem14-03-2018-21-03-10

De acordo com Fábio Liberali, no Posto Médico Avançado instalado na Arena Pantanal, local de realização do JUBs, foram atendidas 314 pessoas, das quais 93% tiveram a sua demanda de saúde resolvida no próprio evento, sem necessidade de remoção. Apenas 24 pessoas foram levadas para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande para exames, internações ou cirurgias. “O Posto Médico mostrou-se altamente eficaz em reter o paciente não impactando e nem onerando a rede já sobrecarregada”.

A taxa de satisfação em relação aos serviços prestados pelo Posto Médico Avançado foi de 95% entre ótimo e bom. “Resultado muito forte e comprovado por um estudo acadêmico de conclusão de curso de MBA, resultado de todo um trabalho científico que validou essa ferramenta de gestão como extremamente eficaz e barata”, conclui o diretor técnico do Hospital Metropolitano.

JUBs

A 64ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi realizada em Cuiabá entre os dias 02 e 13 de novembro de 2016. É o maior evento esportivo universitário do País e que reuniu na capital mato-grossense 10.000 atletas de 26 Estados e do Distrito Federal, competindo em 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.