Rondônia - 18 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Roraima / PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL – Roraima tem cinco representantes na etapa regional | RORAIMA

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL – Roraima tem cinco representantes na etapa regional | RORAIMA

imagem14-03-2018-13-03-13

Cinco professoras de Roraima foram destaque na 10ª edição no Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC (Ministério da Educação), que reconhece, divulga e premia o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula.

Os projetos foram avaliados e os professores selecionados, vão disputar agora a etapa regional. Além de participar do processo de premiação, os professores desenvolveram um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Na categoria Ensino Médio, a professora de história, Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, ganhou a etapa estadual com o projeto “Processos migratórios e migrantes em Roraima: O Passado cruzando o Presente”.

Para desenvolver o projeto os alunos aprenderam na teoria, assuntos relacionados aos direitos humanos, diversidade cultural e respeito às diferenças. Assim eles tiveram a oportunidade de refletir na prática sobre a presença dos migrantes em Roraima.

E com base na realidade local, os alunos deram continuidade ao projeto com as atividades na prática, realizando pesquisa de campo. “Os estudantes tiveram que ir in loco, pois tínhamos a problemática e os objetivos, mas precisávamos fazer uma comparação de um ano para o outro. Os resultados finais foram positivos”, explicou Rutemara.

O livro “Histórias Cruzadas” faz parte desses resultados. “Os alunos reescreveram as histórias de alguns migrantes, contando toda a trajetória e os motivos que levaram eles saírem de suas casas e chegarem a Roraima”, disse.

Shirlei do Santos, da Escola Estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, foi a vencedora da categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Preciosas”.

Como tema “Água: a importância do Rio Cauamé para a comunidade”, a professora Wilma Marinho, da Escola Municipal Martinha Thury Vieira, foi premiada na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos.

Na categoria Educação Infantil: Pré-escolar, a vencedora na etapa estadual foi a professora Ana Paula Pinheiro, da Escola Municipal Criança Feliz, com o projeto “Inclusão Escolar: Aprendendo com as diferenças”.

Já na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a vencedora foi a professora Daniely Padinha, representando a Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, com o projeto “Reconto, conto”.

Em Roraima o Prêmio ficou sob a coordenação da Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Profª Shirley Torreias.

PREMIAÇÃO REGIONAL – Os vencedores na etapa regional serão premiados com R$ 7 mil; troféu; viagem para participação em programa de capacitação na Irlanda e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas.

HOMENAGEM – As professoras vencedoras do Prêmio Professores do Brasil foram homenageadas pela Governadora Suely Campos, na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.  O evento aconteceu no Palácio Senador Hélio Campos.