sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ADORNO ZERO – Campanha pretende sensibilizar sobre não utilizar acessórios no ambiente hospitalar | RORAIMA

05/04/2018
in Roraima

imagem05-04-2018-15-04-17

O uso indevido de acessórios ou adereços no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde de um paciente. Uma vez em contato com bactérias ou vírus, esse objeto também pode ser prejudicial a quem está utilizando ou às pessoas que entrem em contato com ele.

Para evitar esse tipo de contaminação, o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), lançou a iniciativa Adorno Zero, para sensibilizar os servidores das unidades sobre o uso indevido de acessórios no ambiente de trabalho.

O projeto é uma parceria do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, ambos do HGR (Hospital Geral de Roraima), e idealizado pelas respectivas chefes dos setores, Marcela Marinho e Regiane Cardoso.

A campanha foi planejada durante três anos e consiste em alertar, primeiramente aos servidores da Unidade. A previsão é que depois desta primeira etapa, o projeto seja levado a servidores de outras unidades de saúde do Estado. Pacientes e acompanhantes também receberão dicas de sensibilização quanto aos adornos, por meio de cartazes, adesivos e panfletos informativos.

Uma das idealizadoras, Marcela Marinho, acredita na importância do projeto, por se trabalhar a prevenção das infecções relacionadas à assistência a saúde.

Ela ressaltou ainda a importância da participação dos servidores no Adorno Zero: “Estamos abrangendo não só quem trabalha diretamente com o paciente, mas aqueles profissionais que também estão trabalhando indiretamente na assistência do paciente”.

O diretor do HGR, Samir Xaud, lembrou que a campanha tem o intuito de fazer valer a NR (Norma Reguladora) 32/2005, celebrada pelo Ministério do Trabalho, que recomenda a prevenção de risco à saúde, tanto do paciente, quanto para os profissionais das unidades de saúde, visto a facilidade com a qual os microrganismos têm hospedagem facilitada nesses adornos.

“Todas as unidades de saúde podem e devem realizar campanhas com orientações quanto ao uso de adorno, e cobrar isso dos colaboradores, pacientes e acompanhantes”.

Para o secretário adjunto de Saúde, Douglas Teixeira, “a campanha representa o crescimento profissional da equipe e principalmente a preocupação deles com a segurança do paciente”.

ADORNO – São considerados adornos e devem ser evitados ao entrar em unidades hospitalares: alianças, anéis, pulseiras, relógio de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, crachás pendurados com cordão e gravatas.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=4468

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.