O processo de implementação e implantação está sendo feito em todas as escolas federais, estaduais, municipais e privadas de Roraima
Escolas de todo o Brasil estão se mobilizando para implementar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em Roraima, as equipes de trabalho foram montadas para acompanhar o processo de construção do novo currículo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, alinhados à BNCC.
Os trabalhos são resultados de uma parceria com os representantes do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
A estrutura de governança estabelecida está apoiada nas Diretrizes do Programa de Apoio a Implementação da BNCC/MEC (Ministério da Educação).
As equipes são responsáveis em acompanhar as etapas de trabalho da implementação da BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental, enquanto a do Ensino Médio está em processo de audiências públicas realizadas pelo Conselho Nacional de Educação.
De acordo com a coordenadora estadual da BNCC, Márcia Helena Lima, a construção da proposta do currículo estadual será implementada após ampla discussão com os professores das redes estadual e municipal, com base na realidade local. Pensando nisso, serão realizados encontros regionais com os professores da capital e do interior.
A previsão, de acordo com o Plano de Trabalho, é que os eventos iniciem no mês de maio, além da disponibilização de sistema de consulta pública online, pois em setembro está previsto o Seminário Estadual, o qual vai reunir professores representantes dos quinzes municípios.
“A participação dos professores e da comunidade escolar é de suma importância nessa fase de construção do currículo estadual, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, é isso que estamos articulando, pois é o professor que conhece a realidade do dia a dia da sala de aula da nossa região”, disse Márcia.
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental foi homologada em 20 de dezembro do ano passado, após três anos de ampla discussão com os professores, especialistas, pedagogos e leitores críticos de todo o país.
O documento, que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, servirá como referência para a reformulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares federais, estaduais, municipais e privadas.
BNCC ENSINO MÉDIO – A parte do ensino médio da BNCC foi entregue pelo Ministério da Educação ao CNE (Conselho Nacional de Educação). O documento será analisado separadamente das etapas de educação infantil e ensino fundamental.
O conselho irá realizar cinco audiências públicas para colher sugestões da sociedade antes de submeter o texto à avaliação dos conselheiros.
Segundo a lei aprovada no ano passado, cerca de 40% da carga horária da etapa serão destinadas ao aprofundamento em áreas específicas optativas. O estudante poderá escolher entre cinco itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. O restante tem de ser destinado a disciplinas comuns a todos os alunos.