Rondônia - 19 de outubro de 2018
Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Cabo da PM lança livro sobre governança para agentes de segurança pública

Cabo da PM lança livro sobre governança para agentes de segurança pública

Diante de um cenário bem atual em que é imprescindível buscar caminhos para a eficiência na gestão pública que o cabo da Polícia Militar, Laudicério Aguiar Machado, lança nesta sexta-feira (20.04), na sede da Cruz Vermelha, às 19h45, o livro Governança Pública – Serviço de Saúde aos agentes de segurança pública em Mato Grosso. O objetivo da obra é contribuir com ações em gestão com aporte teórico e percursos metodológicos e contribuir nas tomadas de decisões.

O autor destaca que precisava colocar em prática o que aprendeu quando cursava o segundo semestre do curso de graduação em Administração, com Habilitação em Hospitalar na FAUC. Conheceu o serviço de saúde ofertado aos policiais militares, e, a partir daí resolveu desenvolver no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre tema Reflexão da Necessidade de implantação de um Hospital Militar em Mato Grosso, mas para isso, era preciso entender qual perfil de gestor seria necessário para administrar uma unidade de saúde militar.

Laudicério aprofundou sua pesquisa para o mestrado e doutorado na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em São Paulo. A teoria utilizada como referência em seu mestrado, foi com base no estudo de Henri Metzenberg – que definiu quais eram os papeis do executivo em três dimensões: informacionais, interpessoais e decisionais. De acordo com esses aspectos compreendeu qual é o perfil necessário para esse agente, de acordo com os resultados dos estudos comparativos nas unidades de saúde da segurança pública nos quatro estados da Região Centro-Oeste – MT, MS, DF e GO.

“Fui instigado em entender qual seria o perfil de governança ideal o que surgiu a primeira proposta de doutorado – ‘Qual é o sistema de Saúde para ofertar aos agentes de segurança pública’. O mestrado e doutorado foram desenvolvidos linha de pesquisa de Estudo Organizacionais e Gestão de Pessoas. As organizações necessitam desse profissional crítico para contribuir para o processo de desenvolvimento organizacional”.

Outra referência, segundo Laudicério foi durante uma palestra do então senador, hoje governador Pedro Taques, no Tribunal de Contas da União, durante um evento sobre práticas de boa governança. Pedro Taques foi debatedor em um painel sobre Governança Pública em Segurança Pública.

“De forma muito objetiva fui instigado mais uma vez e despertou-me a vontade de aprofundar o conceito. Já tinha estudando uma disciplina sobre governança no doutorado, por isso, resolvi aprofundar a pesquisa que se tornou a pesquisa definitiva da tese de doutorado e o livro”.

imagem16-04-2018-18-04-09

Carreira

Laudicério é cabo e atua de acordo com sua patente dentro da hierarquia militar. Além disso, hoje é gestor do Observatório da Polícia Militar, atribuição delegada por razão de sua formação acadêmica adquirida no doutoramento em administração.

O setor é uma das atividades desenvolvidas no Centro de Desenvolvimento de Pesquisa (CDP), subordinado a Diretoria de Ensino da PM/DEIP, sendo dedicado à investigação e acompanhamento de tópicos relacionados à Polícia Militar e à segurança pública, com ênfase aos relatórios, projetos, ações e estratégias de enfrentamento dos problemas da segurança pública. Busca parcerias com instituições públicas e privadas, centros de estudos, universidades e grupos de pesquisa, com proposito de promover debates, sugestões e projetos. 

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisa funciona nas dependências físicas da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (Esfap), e tem seu corpo técnico formado por oficiais e praças da PM com mestrado e doutorado, ou cursando ambos.

Desafios

Filho de mãe paulista boia fria e pai caminhoneiro capixaba, cresceu no bairro Santa Izabel, com quatro irmãos. Durante o período de estudos entre 2010 e 2012 pegava carona, com percurso de 30 horas ia e volta durante dois anos para Piracicaba.

Aulas sempre as terças-feiras, chegada na quarta-feira no período da tarde, a aula era na quarta à noite e na quinta-feira voltava – na sexta-feira à tarde lecionava na faculdade para ajudar nas despesas, no sábado trabalhava de garçom em festas e buffets, e no domingo corrigia trabalho, provas em orientação de TCC.

Foi professor no Curso Superior de Polícia (CSP), na disciplina Planejamento Estratégico Governamental, para tenentes-coronéis e delegados, para progressão de carreira.

Hoje, Laudicério é referência e sabe que a pesquisa o incentivou a não desistir. Sou uma chave do processo de transformação. O soldado pode continuar na instituição e desenvolver intelectualmente. Esse reflexo vai transformar em contribuição dentro do desenvolvimento do dia a dia do policial e da sua atividade. São policias que estão terminando graduação em estatística, tecnologia da informação já fizeram cursos do Bope – operacionais eu indico que esses policiais realizem seus sonhos que esses sonhos venham a contribuir com a corporação.

Governança Pública – Serviço de Saúde aos agentes de segurança pública em Mato Grosso, tem 184 páginas, produzido pela Life Editora. Exemplares disponíveis nas livrarias da Grande Cuiabá, no valor de R$ 40.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro Governança Pública – Serviço de Saúde aos agentes de segurança pública em Mato Grosso

Dia: Sexta-feira (20.04)
Horário: 19h45
Local: sede da Cruz Vermelha, ao lado do Comando Geral da Polícia Militar

Mais informações:

SITE: www.pmdoutorlaudicerio.com.br

EMAIL: [email protected]

INSTAGRAM: pmdoutorlaudicerio

FONE: (65) 9 9614-4143