Rondônia - 24 de Abril de 2018
Home / Notícias / Esportes / Corinthians / Novo Mundial de Clubes da Fifa deve ter 24 clubes; apenas quatro oriundos da Libertadores

Novo Mundial de Clubes da Fifa deve ter 24 clubes; apenas quatro oriundos da Libertadores

1.5 mil
visualizações

39 comentários


Comunicar erro

Corinthians foi último clube não europeu campeão do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012

Corinthians foi último clube não-europeu campeão do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

A Fifa já tem no papel um esboço de novo formato de Mundial de Clubes. De acordo com reportagem publicada na última sexta-feira pela agência Reuters, o torneio tem previsão de início entre os meses de junho e julho de 2021. Até lá, seriam disputados as três últimas edições da competição nos moldes atuais.

O portal Globoesporte.com também teve acesso a um documento da Fifa com informações sobre o novo Mundial de Clubes. O site informou que o reformulado torneio deve ser oficializado em reunião no próximo mês de junho. A intenção da entidade suíça que comanda o futebol mundial é substituir duplamente o atual Mundial de Clubes e também a Copa das Confederações.

O novo torneio deve ter 24 clubes e tem disputa programada para cada quatro anos. Ao menos em princípio, o planejamento prioriza a Uefa – e consequentemente os clubes europeus – em detrimento das demais federações mundo afora.

Entenda a divisão de clubes do novo Mundial de Clubes

  • 12 europeus: quatro últimos campeões e vice-campeões da Liga dos Campeões + quatro últimos campeões da Liga Europa;
  • 4,5 sul-americanos: quatro últimos campeões da Libertadores + vencedor de um playoff entre os quatro últimos campeões da Sul-Americana – este vencedor disputa uma repescagem com o clube representante da Oceania;
  • 2 americanos (América do Norte e América Central): finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da CONCACAF;
  • 2 africanos: finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da África;
  • 2 asiáticos: finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da Ásia;
  • 1 convidado: representante do país-sede;
  • 0,5 da Oceania: quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da Oceania disputam um playoff – o vencedor disputa repescagem com o representante dentre os campeões da Sul-Americana.

O novo Mundial de Clubes, se aprovado pela alta cúpula da Fifa, deve ser disputado em 18 dias e em seis estádios diferentes. A ideia é dividir os 24 clubes em oito grupos com três equipes cada. O vencedor de cada grupo avança para as quartas de final, dando assim início à fase mata-mata do torneio.

Já há até planos para definir os três potes do sorteio da fase de grupos: o primeiro será composto por oito cabeças de chave, todos europeus; o segundo terá os quatro europeus restantes e os quatro sul-americanos; o terceiro contará com os demais times.

Veja mais em:
Libertadores da América.

noticias doidas