Rondônia - 22 de Abril de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Transportadoras que não aderirem ao Canal Verde serão descredenciadas a partir de maio – Maranhão

Transportadoras que não aderirem ao Canal Verde serão descredenciadas a partir de maio – Maranhão

imagem17-04-2018-03-04-14

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informa que a partir do dia 2 de maio passará a cobrar os efeitos da Portaria nº 563/2017, que prorrogou a data limite para exigência do credenciamento no projeto ‘Canal Verde’ para concessão dos benefícios de ‘Fiel Depositária’.

O Canal Verde é um projeto inovador com o objetivo de acelerar a fiscalização de cargas transportadas por caminhões nos Postos Fiscais do Estado, com a utilização de ferramentas que permitem a leitura remota dos documentos fiscais eletrônicos que acompanham as mercadorias.

As empresas transportadoras que não realizaram a adesão ao Canal Verde estarão, a partir do dia 2 de maio, automaticamente descredenciadas como fiéis depositárias.

Por meio da Portaria nº 563/2017, a Sefaz prorrogou o prazo para que as empresas transportadoras credenciadas na condição de ‘Fiel Depositária’ realizassem a adesão ao projeto Canal Verde, caso contrário, perderiam o benefício. Mesmo as empresas que tiverem a sua condição de ‘Fiel Depositária’ cancelada podem obter novamente o benefício quando realizarem a adesão ao projeto Canal Verde.

Na condição de ‘Fiel Depositária’, o transportador assume a responsabilidade solidária pelo recolhimento do ICMS sobre as mercadorias que estiver transportando, para as quais tenha sido comunicado da existência de cobrança. Com isso, a carga pode ser levada até o depósito da transportadora para que seja entregue ao destinatário somente após o recolhimento do valor na respectiva notificação que recebeu.

Como realizar o credenciamento
Para a empresa que não é credenciada como ‘Fiel Depositária’:
1- Acessar o Sistema de Autoatendimento da Sefaz, o SefazNet (https://sistemas.sefaz.ma.gov.br/sefaznet), selecionar o menu ‘Benefício Fiscal’;
2- Selecionar a opção ‘Transportadora’;
3- Anexar os seguintes documentos: ‘Termo de Adesão da Bluecorp’; Termo de adesão da Sefaz; Termo de Fiel Depositário Autenticado; e o RNTRC (Registro Nacional Transporte Rodoviário de Cargas).

Para a empresa que já é credenciada como ‘Fiel Depositária’:
1- Acessar o Sistema de Autoatendimento da Sefaz, o SefazNet (https://sistemas.sefaz.ma.gov.br/sefaznet), selecionar o menu ‘Benefício Fiscal’;
2- Selecionar a opção ‘Transportadora’;
3- Anexar o seguinte documento: ‘Termo de Adesão da Bluecorp’.

Comentários

Comentários

noticias doidas