Rondônia - 21 de outubro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Bahia / Voluntárias Sociais levam serviços de saúde e cidadania para Catu – Página Temática – Cidadão

Voluntárias Sociais levam serviços de saúde e cidadania para Catu – Página Temática – Cidadão

A Feira Cidadã, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), está oferecendo, durante esta quinta-feira (12), serviços de saúde e cidadania para população do município de Catu e cidades vizinhas, na região nordeste do estado. A primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, compareceu para acompanhar os serviços prestados, sobretudo na área de saúde. A meta da feira era atender cinco mil pessoas, mas, em decorrência da grande demanda, foram abertas mais duas mil vagas extras para beneficiar a população.

Feira Cidadã
A presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, acompanhou de perto o atendimento.
(Fotos: Elói Corrêa/GOVBA)

A lavradoura da Fazenda Catu, Raquel de Jesus, 45 anos, que há três anos busca fazer o exame de oftalmologia, foi uma das atendidas, nas unidades instaladas no Centro Administrativo de Catu . “Era muito difícil de conseguir. Por isso, vim para feira”. O catuense Woghiton Gomes, 43, também compareceu para realizar o exame de odontologia, que tentava “há mais de seis meses”. A feira recebeu a visita do prefeito e da primeira-dama de Catu, Geranilson e Jô Dantas.

Segundo o coordenador de Ações Comunitárias das VSBA, Edvaldo Gomes, a região de Porto Seguro será a próxima a ser beneficiada com a feira, no próximo dia 18. Ele ressaltou a importância da realização do evento no interior do estado como uma oportunidade de “levar acesso às políticas públicas para comunidades carentes, oferecendo serviços de saúde e cidadania de qualidade”.

Feira Cidadã

Na área de procedimentos médicos, são oferecidos exames de mamografia; ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); e ginecologia/preventivo. A população tem a possibilidade ainda de aferir a pressão arterial, fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional.

Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de procedimentos para a realização posterior em unidades de saúde da cidade. O Espaço Brinquedoteca, com atividades lúdicas e recreativas, está sendo oferecido para a garotada.