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quinta-feira, 06 agosto 2020, 09:34
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EMISSÃO DE RG – Governo inaugura posto do Instituto de Identificação em Amajari | RORAIMA

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A partir de agora, a população do município de Amajari, ao Norte, não precisa mais percorrer mais de 150 km para a emissão de uma Carteira de Identidade. A mudança foi possível com a inauguração na segunda-feira (16), de um posto do Instituto de Identificação, que fica no prédio do Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), no município.




O novo posto tem capacidade de emissão de 300 Carteiras de Identidade por mês, podendo chegar a 500 documentos.

Segundo a governadora Suely Campos, até 2014, moradores de todo o Interior do Estado eram obrigados a vir até Boa Vista para emitir a Carteira de Identidade. “Na nossa gestão de governo essa realidade mudou. Agora estamos levando Cidadania para todos os municípios. Já atendemos Pacaraima, Alto Alegre, Caracaraí e São Luiz do Anauá – que abrange a região de São João da Baliza, Caroebe, Entre Rios, Vila Moderna e Paraíso”, enfatizou.

Iracema será o próximo município a ter um posto avançado do Instituto de Identificação ainda no mês de abril. “O nosso objetivo é chegar a todo o Estado”, adiantou a governadora.

Para a delegada geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, a inauguração do posto marca o início de um processo que visa levar a Instituição mais próxima do cidadão.

Ela explica que o posto do Instituto de Identificação do Amajari já vinha funcionando em regime experimental e a inauguração se deu a uma parceria entre o Governo de Roraima e a Prefeitura da cidade.

MODERNIZAÇÃO – Roraima possui o Sistema automatizado de impressões digitais, conhecido pela sigla Afis desde o ano de 2001. Entretanto, desde o dia 26 de agosto de 2016, o Governo de Roraima, por meio da Delegacia Geral assinou um contrato com a empresa Montreal Informática, para implantar no Estado, a nova Plataforma do Idnet Brasil, que representa um investimento de R$ 6,5 milhões, em regime de comodato, em um período de 48 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Para o pagamento do projeto está sendo aplicada a arrecadação do pagamento da segunda via da Carteira de Identidade, na ordem de 80% e o restante suplementado pelo Governo de Roraima.

A nova Plataforma do Idnet Brasil prevê a expansão dos postos avançados do Instituto de Identificação em todo o Estado e inclui ainda a perícia papiloscópica (Investigação por meio das impressões digitais), o reconhecimento facial, a plataforma criminal, onde ocorrem as anotações criminais do indivíduo e o atendimento civil que é a emissão de identidade.

O diretor do Instituto de Identificação, Amadeu Rocha Triani ressalta que com essa nova plataforma, todas as delegacias do Interior, que têm acesso à internet, estão agilizando a instrução dos inquéritos policiais, com economia de combustível e papel com o deslocamento de pessoal do Interior para Boa Vista e o retorno.

Quanto ao investimento da nova Plataforma Idnet Brasil, Giuliana Castro observou que a meta é de que todos os municípios de Roraima tenham posto avançado do Instituto de Identificação.

“A população está fazendo parte desse projeto, no momento em que o recurso pago por ela para a expedição da segunda via da identidade está sendo bem aplicado nesse projeto. Os postos que estão sendo contemplados estão auxiliando na descentralização do atendimento na Capital, melhorando o atendimento ao cidadão tanto na Capital quanto no Interior. Estamos na fase de finalização do projeto executivo que prevê a expansão desses postos. O próximo será Iracema e a equipe do Instituto de Identificação já está trabalhando para contemplar Rorainópolis”, informou.

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