Rondônia - 22 de Abril de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Iema realiza seminário de matemática com Marcelo Viana, presidente do IMPA – Maranhão

Iema realiza seminário de matemática com Marcelo Viana, presidente do IMPA – Maranhão

imagem17-04-2018-04-04-11

imagem17-04-2018-04-04-12O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realiza, na quarta-feira (18), a partir das 9h, o III Seminário de Estudos Avançados com a temática ‘Os desafios e conquistas da matemática brasileira’. O evento será realizado no auditório da unidade plena de São José de Ribamar. O seminário receberá o presidente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, que vai trabalhar o tema de acordo com a vivência dele como matemático. Na oportunidade, 23 professores de matemática do IMPA, equipe escolar, estudantes, pesquisadores e público em geral poderão discutir e tirar suas dúvidas a respeito da temática.

Segundo o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, receber o matemático incentiva o corpo docente e discente a tomar maior interesse pela matéria. “O presidente do IMPA, Marcelo Viana, aceitou nosso convite de vir ao Maranhão realizar esse seminário onde apresentará as conquistas e os desafios da matemática brasileira, em especial o marco de alcançar o grupo cinco da união internacional da matemática a partir de trabalho realizado entre outras instituições pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O papel do Marcelo Viana foi fundamental para essas conquistas, ele representa o reconhecimento da matemática, uma grande conquista para o Brasil”, destacou o reitor, acrescentando que o momento vai reforçar os laços de cooperação técnica entre o IMPA e o IEMA.

De acordo com o professor de matemática da unidade plena do IEMA em São José de Ribamar, Victor Eduardo, o momento vai aguçar o interesse dos estudantes no estudo das ciências exatas. “Durante o seminário, a expectativa é que os alunos se sintam estimulados, para que eles tenham a matemática como familiar e divertida de aprender. As contribuições do matemático Marcelo Viana podem ajudar os estudantes a buscarem seus próprios métodos de aprendizagem”, afirmou o professor.

Perfil técnico do palestrante

Marcelo Miranda Viana da Silva é um matemático brasileiro. Trabalha com sistemas dinâmicos e teoria do caos. É o atual diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), instituição que faz pesquisa de ponta e organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Marcelo é o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber o Grande Prêmio Científico Louis D., principal premiação científica da França, oferecido pelo Institut de France.

Comentários

Comentários

noticias doidas