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Positivo Tecnologia S.A e FoxLux S.A são duas empresas que patrocinam a camisa
Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Alguns detalhes interessantes foram divulgados pelo Corinthians em seu balanço financeiro do exercício 2017 que, entre outras coisas, apontou um déficit de R$ 35 milhões na última temporada. Entre eles, os maiores acordos de patrocínio do clube.
Apesar de os valores não estarem divulgados, provavelmente por uma questão de cláusula de confidencialidade dos contratos, o documento traz os nomes das empresas parceiras e os tempos de vínculo com o Corinthians.
São oito acordos de patrocínio, três acordos de direitos de transmissão de campeonatos, além de dois acordos de licenciamento da marca. Foi possível confirmar no balanço, por exemplo, que o novo vínculo do Corinthians com a Nike, iniciado em janeiro de 2018, agora tem término em dezembro de 2025. Detalhe: com opção de renovação até o fim de 2029.
O mais duradouro dos acordos é com a Estrella Galícia, que divulga sua marca em uniformes, painéis, placas de publicidade e redes sociais. Iniciado em 13 de setembro de 2017, o vínculo terminará apenas em 31 de dezembro de 2021. Em contrapartida, o que está mais perto de ser encerrado é o acordo com a Positivo Tecnologia, que foi iniciado em fevereiro deste ano e terminará já no próximo mês de outro. A empresa de tecnologia ocupa a parte de trás do uniforme.
DOIS ACORDOS COLOCADOS EM XEQUE
No mesmo documento, dois dos oito acordos de patrocínio são colocados em xeque pelo próprio departamento financeiro quanto às empresas parceiras em si e quanto à capacidade das mesmas de quitar os valores acordados.
A primeira citada é a AMC Assessoria em Negócios Ltda (28.dez.2015 a 31.dez.2018) que, segundo a descrição no balanço, “divulga a marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional”. O documento diz ainda que “foi efetuada provisão para devedores duvidosos sobre os valores a receber desse contrato”.
Em sites especializados, que divulgam informações públicas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, a AMC Assessoria em Negócios Ltda aparece como uma empresa fundada em 11 de dezembro de 2015 (dias antes do acordo com o Corinthians), com atividade econômica principal a Consultoria em Publicidade e sede no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo. O capital de giro seria de R$ 50 mil.
A segunda empresa citada nas mesmas condições de “provisão para devedores duvidosos sobre os valores a receber desse contrato” é a Apollo Sports Solutions S/A (15.ago.2016 a set.2019). Pelo documento, a empresa “divulga sua marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional”.
Em sites especializados, que divulgam informações públicas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, a Apollo Sports Solutions S/A aparece como uma empresa fundada em 15 de janeiro de 2016 (meses antes do acordo com o Corinthians), com atividade econômica principal “outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente” e sede no bairro do Brooklin Paulista, zona sul de São Paulo. O capital social seria de R$ 2,1 milhões.
Principais acordos e patrocínios do Corinthians
Patrocínios
Estrella Galícia Importadora e Comércio de Bebidas Ltda – 13.set.2017 a 31.dez.2021
Nike do Brasil, Comércio e Participações Ltda – jan.2018 a dez.2025 (opção de renovação até 2029)
FoxLux S.A – 1.set.2017 a 31.dez.2018
Instituto de Ciências e Educação de São Paulo (Universidade Brasil) – 10.mai.2017 a 31.dez.2019
Valle Express Cartões Ltda – 3.jan.2018 a 31.dez.2018
Positivo Tecnologia S.A – 1.fev.2018 a 1.out.2018
AMC Assessoria em Negócios Ltda – 28.dez.2015 a 31.dez.2018
Apollo Sports Solutions S/A – 15.ago.2016 a set.2019
Direitos de transmissão de campeonatos:
Globo Comunicação e Participações Ltda
Horizonte Conteúdos Ltda
Federação Paulista de Futebol
Licenciamento e franqueados:
Spal Indústria de Bebidas S.A (Coca-Cola)
SPR Indústria de Confecção e Tecelagem Ltda
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