Rondônia - 22 de agosto de 2018
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Pequenos negócios ganham destaque no São Paulo Fashion Week

A 45ª edição do São Paulo Fashion Week irá celebrar o poder transformador da energia criativa. Desde o início, o SPFW se firmou como um processo de construção de longo prazo, com um legado de valor e transformação por meio de criações atemporais. Compartilhando valores, o Sebrae se firma em mais uma edição na maior semana de moda da América Latina para incluir no grande mercado da moda as pequenas empresas do setor.

“Os pequenos negócios, que são 98,5% das empresas do país e respondem por 54% dos empregos formais, estão conquistando espaço também na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado. E o SPFW se encaixa perfeitamente no projeto do Sebrae de apoiar as empresas da moda a se desenvolver e conquistar novos mercados, até fornecendo para grandes marcas. Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados para o setor”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

O projeto “Contextualizar na Moda III”, convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN MOD), levará para o evento mais de 200 empresários, donos de pequenos negócios. Eles terão a oportunidade de participar de uma programação intensa de troca de experiências, rede de contatos, palestras personalizadas, desfiles comentados, lançamentos exclusivos  e conhecer os bastidores da semana de moda.  

Como nas edições anteriores, o lounge do Sebrae contará com uma programação extensa. O foco é a geração de oportunidades para alcançar uma maior visibilidade dos participantes e a promoção de relacionamentos e fortalecimento de networking para os empresários de pequenos negócios.

Pela primeira vez, O Cartel 011 atuará em parceria com o Sebrae nesta 45ª edição do SPFW. O consolidado marketplace vai operar a popup store com peças de moda e design, incluindo em seu mix uma curadoria de nove marcas indicadas pelo Sebrae em parceria com a organização do evento. As marcas selecionadas para esta edição são:  Kalline (SC), LED (MG), Tatiane Marques (MG), Nuu Shoes (MG), Novello (GO), Diwo (MG), Mariah Dória (AL), Lizzi (MA) e Carlos Penna (MG).

Programação

Dentro do lounge Sebrae haverá a “Resenha SPFW”, um bate-papo sobre os desfiles do dia e o que está por vir na semana. Em seguida, será realizado o Talk “Cópia ou Inspiração? A Moda nos Tribunais”, com abordagem de temas atuais que vão influenciar o setor. Outra boa oportunidade de atualização será o Talk O Futuro do Varejo 2019 onde a WGSN Expert, Eve Farah, aprofunda o que já sabemos sobre as gerações que já movimentam e aquelas que vão influenciar o mercado a partir de agora. Um workshop também será realizado com Mariana Sensini e Bruna Moreira, executivas do Pinterest Brasil.

Os 200 empreendedores ainda terão atividades exclusivas. O Sebrae vai promover uma visita externa a uma empresa-case na área da moda e levará os empreendedores ao backstage. Na terça-feira (24), às 17h, será realizada o desfile TOP FIVE com as marcas Karine Fouvry Paris (Rio de Janeiro), LED (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte), Borana (Espírito do Santo) e Kalline (Santa Catarina). Desde 2016 o Sebrae realiza o desfile TOP 5 em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (InMod). O Projeto TOP 5 visa orientar os micros e pequenos empresários desde a estruturação da coleção ao contato com os fornecedores. Assim, eles podem estabelecer um know-how na indústria de moda de alto valor agregado.