O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e o Procon Municipal de Cuiabá estarão presentes na 13ª Edição da Caravana da Transformação. O evento, que ocorre em Cuiabá, na Arena Pantanal, iniciou na segunda-feira (16.04) e prossegue até o dia 10 de maio, com atendimentos na área da saúde. De 23 a 28 de abril serão ofertados os serviços de cidadania.
Dentre as ações disponibilizadas pelo Procon estão orientações sobre direitos e deveres do consumidor, registros de reclamações na plataforma www.consumidor.gov.br, ações de Educação para o Consumo, como distribuição de materiais informativos, e palestras.
Para auxiliar o atendimento no Procon durante o evento, o consumidor deve ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF) e algum documento que comprove a relação de consumo, como, por exemplo, a conta, extrato bancário, cupom fiscal, entre outros.
Os servidores do Procon também auxiliarão a população a registrar reclamações no www.consumidor.gov.br. A plataforma é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Vale lembrar que todas as instituições financeiras e as operadoras de telefonia participam da plataforma.
Municípios beneficiados
Além da população de Cuiabá e Várzea Grande, o mutirão beneficiará os moradores de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Levenger, Rosário Oeste e Nobres.
Programação
Nesta edição, serão oferecidos mais de 50 serviços de cidadania, inclusive com novidades, como a emissão do novo RG, feita pela Politec por meio do sistema biométrico. Além disso, a Defensoria Pública e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão estandes de atendimento durante a Caravana.
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Várzea Grande Shopping o atendimento ocorre das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.