Rondônia - 22 de agosto de 2018
Home / Notícias / Concursos / Concurso Polícia Federal (PF) – Como será o Curso de Formação?

Concurso Polícia Federal (PF) – Como será o Curso de Formação?

As provações para se tornar um Policial Federal não terminam com as provas objetivas. E você concurseiro já sabe disso, não é mesmo? Mas você sabe como será o Curso de Formação?

» Prepare-se com a Apostila PF 2018 + Curso Português (GRÁTIS) «

Este é exatamente o assunto que abordaremos neste artigo, vamos lá.

Todos os candidatos aos cargos de Delegado, Perito, Agente, Escrivão e Papiloscopista devem, obrigatoriamente, após aprovados em todas fases anteriores, ingressar no Curso de Formação com a finalidade de aprimorar as competências de cada perfil profissional.

1 – Carga horária e composição do Curso de Formação da Polícia Federal

O Curso de Formação para Policial Federal é ministrado pela Academia Nacional de Polícia, em suas instalações, sendo composto por disciplinas teóricas e operacionais e disposto em carácter de semi-internato, das 07h40min até as 19h30min de segunda a sábado com intervalos entre as aulas e com horário reservado para o almoço.

Os domingos são livres porém, quando necessário, pode ser solicitada a presença do aluno em domingos e feriados. As atividades a serem exercidas durante a formação tanto poderão ser exercidas de dia quanto a noite, o aluno é submetido a uma rotina intensa de aprendizado.

A duração do curso é de 850 horas ministradas em um período aproximado de 5 meses, mesmo que para cada cargo haja uma matriz curricular específica a duração para todos é a mesma. Todas as aulas teóricas são ministradas na própria unidade da Academia Nacional de Polícia, assim como as atividades operacionais, estas, no entanto, podem ocorrer fora das instalações, a critério do corpo docente.

O corpo docente é formado por Policiais Federais altamente capacitados em suas áreas de atuação, a qual será explorada e ministrada durante o curso. Todo profissional, antes de lecionar a matéria que domina, é submetido a cursos de aperfeiçoamento para a docência.

Algumas disciplinas são comuns a outras áreas e incorporadas ao curso, como desvios de recursos públicos; outras, são específicas como as de investigação e planejamento de ações policiais que são matérias próprias para quem faz a formação para Policial Federal. A disciplina e o culto aos valores institucionais também integram o processo de formação como parte importante para o novo servidor federal.

Como o regime é semi-internato, o aluno pode se ausentar da unidade, fora dos horários previsto para estudo, caso precise exercer outras atividades; no entanto, todo o custo com despesas e trasporte é de responsabilidade do próprio estudante, a Academia ou a Polícia Federal não fazem o custeio destas despesas.

Durante o curso, os candidatos devidamente matriculados, receberão auxílio-financeiro, no último certame, este auxílio chegava a 50% do subsídio da classe inicial do cargo durante todo o curso de formação.

 

2 – Curiosidades do Curso de Formação da PF

Há ainda algumas curiosidades acerca do curso de formação. Algumas exigências feitas aos alunos, como o provimento do próprio material de estudo e de um “enxoval” que o mesmo deverá levar para o curso.

– Aparência

Os candidatos do sexo masculino devem se apresentar com cabelos cortados, sem barba ou bigode, já candidatas do sexo feminino, devem se apresentar sem maquiagem e de cabelos presos durante todo o curso.

 – Regime de dedicação

O candidato que estiver frequentando o Curso de Formação Profissional não pode participar de outras atividades presenciais e concomitantes, como graduação, especialização, mestrado, doutorado, curso de idiomas, dentre outras, no período das 7 horas e 30 minutos de segunda-feira às 18 horas de sábado, período em que ocorre o curso.

 – Materiais de estudo

Dentro dos materiais solicitados para estudo e não disponibilizados, estão:

– Código Penal
– Código de Processo Penal
– Constituição Federal atualizados

– Do enxoval para o Curso de Formação

No último Concurso da Polícia Federal para Agente Federal, foram solicitados os seguintes itens como parte integrante do enxoval:

– Traje social para a solenidade de formatura (terno para os homens e social discreto para as mulheres);
– Calçados totalmente pretos (tênis, botas ou botinas);
– Meias pretas;
– Duas bermudas tipo ciclista na cor preta (somente para as mulheres);
– Tênis apropriado para a prática de corrida (qualquer cor desde que discreta);
– Meias tipo “soquete” na cor branca para aulas de Treinamento Físico Policial;
– Top preto (somente para as mulheres);
– Bermuda térmica (opcional – para proteção em corridas com calça);
– Sunga na cor preta (para os homens) e maiô de peça única na cor preta (para as mulheres);
– Óculos e touca de natação (opcional);
– Chinelos de dedo tipo havaianas na cor preta;
– Material de higiene pessoal;
– Toalhas de banho (duas no mínimo);
Toalhas de rosto (duas no mínimo);
– Lençóis, colchas para cama de solteiro e fronhas (duas peças de cada no mínimo);
– Travesseiro;
– Cobertor;
– Pendrive de no mínimo 4 Gigabytes;
– Algemas com chave e porta algemas;
– Capa transparente para chuva;
– Lanterna tática, com no mínimo 120 lúmens, com bateria e porta-lanterna tática;
– Cinto em nylon preto (tipo SWAT BDU) – medidas da fita de aproximadamente 3,8 cm de largura e espessura de aproximadamente 0,2 cm;
– Luvas de látex (de procedimento cirúrgico);
– Porta luvas de látex (opcional);
– Calça e gandola operacional camuflados (na cor selva padrão woodland);
– Joelheira operacional tática (preferencialmente na cor preta) (opcional);
– Bota operacional de sola de borracha na cor preta extraleve (sugerem-se as marcas Atalaia ou Calfesa);
– Luva de MMA;
– Bastão retrátil em aço com 21’’ (+- 50 cm), com porta-bastão para cinto tático).

Alguns Materiais são adquiridos junto a Academia, são eles:

– Calças pretas ripstop padrão ANP (duas);
– Short azul Royal padrão ANP (somente para os homens);
– Camiseta branca regata padrão ANP (duas);
– Camiseta branca de mangas curtas e gola redonda padrão ANP;
– Camisa polo padrão ANP (duas);
– Camiseta cinza padrão SAT (duas);
– Agasalho padrão ANP;
– Boné preto com emblema da ANP;
– Cinto de nylon preto com velcro de 3,5 cm;
– Coldre para saque dissimulado em couro ou neoprene;
– Protetor auricular externo e interno;
– Óculos transparentes com proteção lateral para instruções de armamento e tiro.

3 – Das instalações

A Academia Nacional de Polícia possui internato próprio que comporta até 600 alunos, nele, constam alojamentos agrupados, onde o aluno dividirá o espaço com os demais candidatos. Esta adaptação e convivência em grupos é tida como parte importante para a formação do Policial Federal, sendo nesta etapa que o candidato lidará com a divergência de opiniões e desenvolverá a resiliência.

Dentro de um espaço de 60.000 m², estão distribuídas lanchonetes, restaurante, salas de aula, auditórios, Teatro de Arena, laboratórios de informática e perícia, complexo poliesportivo (pista de atletismo, campo de futebol, piscina semiolímpica, academia de ginástica, ginásio, quadras poliesportivas, dojôs, circuito-estratégico), Estandes de Treinamento de Armamento e Tiro, Centro de Treinamento Operacional (torre, plataformas de observação, ambientes simulados para entradas táticas, cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão em diversos níveis de risco), alojamentos, biblioteca e museu.

4 – Como é a Avaliação?

Ao final do Curso de Formação os candidatos serão avaliados por meio de nota atribuída as atividades que forem realizadas durante a formação, esta fase constitui de caráter eliminatório, assim, os candidatos que não obtiverem nota suficiente ou tiverem desvios de conduta durante o curso, poderão ser desclassificados nesta etapa.

A nota obtida durante o curso servirá com base para classificação do candidato, sendo esta decisiva na hora de distribuir a alocação das vagas nas unidades, os candidatos com maior nota terão preferência quanto a escolha da unidade de atuação.

Para mais informações visite a página  do concurso Polícia Federal 2018

Todo este amplo espaço, favorece o aprendizado do aluno que ao final do Curso de Formação estará apto a exercer a função para a qual foi aprovado. Como podemos observar o Curso de Formação fornecerá ao candidato uma aprendizagem eficaz para o dia a dia na atuação como Policial Federal.

» Prepare-se com a Apostila PF 2018 + Curso Português (GRÁTIS) «

Há mais de 10 anos no mercado, a Nova Concursos, vem ajudando quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar e garantir sua vaga, conheça nossos materiais, acessando nosso site!