Rondônia - 21 de Maio de 2018
Home / Notícias / Opinião / Artigos / Uma viagem pelas Américas através do violão

Uma viagem pelas Américas através do violão

No concerto que será apresentado com realização da Casa da Música Poa, dentro da Série La Guitarra, dia seis de maio, domingo, o violonista catarinense Bruno Madeira, radicado em São Paulo, um dos mais premiados intérpretes da nova geração de violonistas brasileiros, convida o público a uma imersão no repertório para violão solo.

Dia sete, segunda, das 8h às 11h,  o violonista vai ministrar masterclass na Casa da Música.

O concerto faz uma viagem pela música de nove países – Brasil, Cuba, Paraguai, Canadá, Venezuela, Estados Unidos, Uruguai, México e Argentina. A originalidade e vivacidade no tratamento do ritmo, aliadas a estruturas formais bem definidas, são algumas das características presentes nas peças, cada qual com sua própria identidade. Obras de Brouwer, Piazzolla, Ponce, Rivera, Hétu, Barrios e Carlevaro, entre outros, compõem o programa num autêntico panorama da produção das Américas.

O programa começa com o Prelúdio Americano nº. 5 – Tamboriles, escrito pelo compositor uruguaio Abel Carlevaro. A música venezuelana é representada pelas Valsas Venezuelanas nº. 2 e 3, obras com uma rítmica envolvente, compostas por Antonio Lauro. Carlos Rafael Rivera é um compositor estadunidense, dele sendo apresentada Whirler of the Dance, uma obra em três movimentos do ano de 1998. Seguindo, consta Estrellita, uma canção lenta do mexicano Manuel Ponce. O Brasil é representado na obra Desterro (Noite), de Maria Ignez Cruz Mello, que faz alusão à cidade de Florianópolis. Também compõem o programa dois movimentos da Suite pour Guitare do canadense Jacques Hétu, com seu característico uso do serialismo e politonalismo. O programa segue com Agustín Barrios, de quem é apresentada a Valsa op. 8, nº. 4, que expõe o romantismo do ‘Paganini das selvas do Paraguai’. De Leo Brouwer (Cuba), é apresentada aDanza característica, composta no início de sua carreira, quando a influência da música popular cubana era uma característica muito marcante em sua música. Finalizando o programa, Primavera Porteña evoca a atmosfera de Buenos Aires no estilo característico do mais emblemático compositor argentino, Astor Piazzolla.

“Nos dias de hoje, o violão é um dos instrumentos mais populares do mundo, presente nas mais diversas manifestações artísticas, atraindo a atenção de ouvintes independente da nacionalidade, gênero e idade. O recital proposto propicia uma vivência artística particular, despertando a curiosidade em relação às diversas vertentes da música das Américas”, afirma o violonista.

                                                   PROGRAMA

URUGUAI

Abel Carlevaro (1916-2001): Prelúdio Americano nº. 5 – Tamboriles (1974)

VENEZUELA

Antonio Lauro (1917-1986): Valsas Venezuelanas nº. 2 e 3 (1963)

ESTADOS UNIDOS

Carlos Rafael Rivera (1970-):        Whirler of the Dance (1997)

Prelude

Evocation

Dance

MÉXICO

Manuel Ponce (1882-1948): Estrellita (1912)

BRASIL

Maria Ignez Cruz Mello (1962–2008): Desterro (Noite) (2003)

CANADÁ

Jacques Hétu (1938-2010): Suíte pour Guitare, op. 41 (1986)

Prelude

Final

PARAGUAI

Agustín Barrios (1885-1944): Valsa op. 8, nº. 4 (1952)

CUBA

Leo Brouwer (1939-): Danza caracteristica (1957)

ARGENTINA

Astor Piazzolla (1921-1992): Primavera Porteña (arr. Sérgio Assad) (1970 [2002])

 

 

Bruno Madeira- violão

O violonista catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, camerista, professor e pesquisador. Premiado em renomados concursos (Melhor Intérprete de Villa-Lobos – X Concurso Nacional Villa-Lobos; 1º lugar – I Concurso Internacional de Tatuí; 1º lugar – Concurso Internacional J. S. Bach; 1º lugar – III Concurso Latino-Americano Maurício de Oliveira, 1º lugar – VIII Concurso Nacional Fred Schneiter, entre outros), Bruno é Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Como solista e camerista, apresenta-se com frequência em importantes salas e séries de concertos de diversos estados brasileiros, tendo também se apresentado na Argentina e Alemanha. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e da graduação à distância da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente trabalha no Centro Universtário Claretiano.

Serviço

 

Série La Guitarra Casa da Música Poa

Recital de Violão com Bruno Madeira

Dia 6 de maio – Domingo  – 18h

Ingresso: colaboração espontânea

Duração recital: 60 minutos

Masterclass de Violão – Dia 7 de maio – Segunda – Das 8h às 11h

Investimento

Participantes: R$ 40,00

Ouvintes: R$ 20,00

Casa da Música POA

Rua Gonçalo de Carvalho, 22 (fundos do Shopping Total)

Bairro Floresta

Informações

Telefone: (51) 999680576

E-mail: [email protected]

www.casadamusicapoa.com.br

www.facebook.com/CasadaMusicaPoa/