Rondônia - 16 de agosto de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 14:19 – Os maus inclinam-se perante a face dos bons, e os ímpios, diante das portas do justo.

Provérbios 14:19 – Os maus inclinam-se perante a face dos bons, e os ímpios, diante das portas do justo.

Bons sujeitos terminam em primeiro lugar. Os homens maus terminam em último lugar. Os justos são recompensados, frequentemente neste mundo, e sempre naquele por vir. O SENHOR não deixa passar nada, e Ele recompensa os homens pelas suas ações. Ele honra e promove os homens bons e Ele humilha os homens ímpios. Ele exalta os homens justos, para que os ímpios venham a ele pedir conselho, auxílio, misericórdia ou oração.

A lição não é um inclinar literal, apesar de que isso, às vezes, ocorre. A lição é que Deus faz a diferença nas vidas dos homens baseado na forma como vivem. Ele exaltará e promoverá os homens bons, e Ele esmagará e humilhará os homens perversos, reduzindo-os à mendicância ou a invejarem o patrimônio dos abençoados e as vidas dos justos. Bons sujeitos terminam em primeiro lugar!

Entenda a sabedoria. Os homens frequentemente raciocinam que não vale a pena ser bons, pois os homens perversos parecem bem sucedidos (Ml 3:14-15). Esta maneira de pensar é perigoso e errado (Pv 24:19-20; Sl 37:1-40; 73:1-28). A sabedoria olha para além das aparências temporárias e mede o sucesso por regras mais abrangentes e resultados permanentes. Quando isto é feito, os bons sujeitos sempre terminam em primeiro lugar! Não se preocupe com o colega que progride enquanto está pecando. Ele pode estar na soleira da sua porta logo, logo!

Você pode pensar, ”o que dizer a respeito de Caim e Abel”? O homem bom se ajoelhou diante do homem mau e rogou pela sua vida? Leitor, considere. Abel foi para o céu. A vida de Caim se tornou difícil. A Bíblia e a história honram Abel e desprezam a Caim. E Caim vai se ajoelhar diante de Abel no grande Dia do Juízo antes de ser lançado num lago de fogo! E o mesmo pode ser dito a respeito de Lázaro e do homem rico (Lc 16:20). A sabedoria não julga pelas aparências temporárias!

Há uma recompensa para os justos, com frequência ainda neste mundo e sempre naquele por vir (Sl 58:1-11; 49:14; Ml 4:1-3; ICo 6:2). Este provérbio não é uma regra universal agora, mas certamente o será mais tarde. Mesmo assim, ele é cumprido com frequência nesta vida. Nunca se perturbe a respeito da prosperidade dos homens maus, pois Deus pode reverter e reverterá as coisas agora e/ou mais tarde! Seus olhos enxergam o mal e o bem, e Ele Se revela forte a favor daquele que é bom (Pv 15:3; IICr 16:9).

Hamã pensou que ele estava politicamente ascendendo rapidamente no Império Persa, mas sem que ele esperasse estava se encurvando – e sendo enforcado – diante de Mordecai e de Ester! Eli não foi um bom pai e, por isso, o seu descendente Abiatar estava se encurvando e esmolando diante do justo Zadoque! José teve o seu dia quando o Egito e os seus perversos irmãos se encurvaram diante dele de medo! Sísera se encurvou diante dos pés de Jael! Os três amigos de Jó tiveram que rogar a ele para orar pelo perdão deles!

O jovem Davi foi ignorado e ridicularizado pelos seus irmãos mais velhos, mas rapidamente eles foram reduzidos a meros príncipes em seu reino! Saul se encurvou diante dele, também! Faraó terminou sua vida pagando Moisés para deixar o Egito e rogando por ar no Mar Vermelho! Os concorrentes de Daniel foram comidos pelos leões segundo o plano deles para Daniel! O carcereiro de Filipos se curvou diante de Paulo e Silas, e as autoridades da cidade delicadamente pediu que deixassem a cidade!

Leitor, aprenda aqui a sabedoria. Não fique perturbado a respeito do aparente sucesso das pessoas ímpias que estão à sua volta. Deus certamente os fará ajoelharem diante dos seus pés no grande Dia do Juízo, mas ele pode fazer isto acontecer aqui também! Guarde o seu coração com toda a diligência, lembrando que há uma recompensa para os justos (Ml 3:16-18). Se as circunstâncias parecerem contrárias a esta regra, é porque há outros motivos e isto só será por um pouco de tempo!

Se você honrar a Deus com a sua vida, Ele haverá de te honrar (ISm 2:30). Creia nisso! Deus o recompensará de acordo com a sua forma de vida (Sl 18:24-27). As promoções vêm do Senhor, e elas vem eventualmente para os justos (Sl 76:6-10). Não se preocupe com a escada corporativa. Deus é capaz de colocá-lo à frente daqueles que estão acima de você, se você viver justamente diante Dele.

O Senhor Jesus Cristo confortou os crentes gentios na Ásia com o conhecimento que Ele haveria de fazer os judeus se ajoelharem diante deles e saberem que Ele os amou (Ap 3:9). Mas maior do que isto é que todo joelho haverá de se dobrar diante do Senhor Jesus Cristo, incluindo todos os Seus inimigos e aqueles que blasfemam Dele em palavra e em ação todos os dias (Fp 2:9-11). Humilhe-se diante Dele, arrependa-se dos seus pecados, e rogue por misericórdia ainda hoje (Mt 21:44).